
Publicado em 03/02/2023 - 09:00 / Clipado em 03/02/2023 - 09:00
Análise de Mídia - 03/02/2023
Comentário geral: Manchete de capa do Diário do Grande ABC registra que o empresário Márcio Borges, proprietário do Top Quality Servisystem, organizadora da Meia Maratona de São Caetano, acusou em nota oficial a gestão de José Auricchio Jr. de tê-lo prejudicado ao vetar, “em cima da hora e sem justificativa”, a realização da corrida, marcada para o dia 12.
O empresário afirma que em julho do ano passado patrocinou um jantar em São Paulo para a campanha de reeleição do deputado estadual Thiago Auricchio (PL), filho do prefeito. O jornal afirma que não há menção de doação, ainda que de Pessoa Física, na prestação de contas enviada pelo parlamentar à Justiça Eleitoral. O DGABC lembra que a corrida deveria ser realizada em dezembro, mas que em novembro a prefeitura pediu ao empresário para adiá-la para fevereiro. Segundo o empresário, somente em 11 de janeiro a Secretaria de Esportes enviou-lhe um e-mail simplesmente informando-o de que a corrida não seria mais realizada.
Na página oficial da prefeitura foi postado que a corrida fora suspensa devido à “inviabilidade operacional e falta de credibilidade da organização”. O DGABC afirma que internautas questionaram a prefeitura do que seriam essas condições, mas que não houve maiores esclarecimentos. O jornal diz também que procurou o prefeito, o deputado e o empresário para falar sobre o assunto, mas que nenhum deles respondeu aos questionamentos.
Em editorial (“Onde há fumaça...”) o DGABC afirma que a história relatada pelo empresário “expõe a promiscuidade da família Auricchio ao misturar interesses público e privado”, pede a abertura imediata de uma investigação pelo Ministério Público e acusa o prefeito de estar acumulando inúmeros “indícios de irregularidades” nos últimos tempos.
O site Repórter Diário registra que a vacinação infantil foi ampliada ontem em cinco cidades da região: São Bernardo, São Caetano, Santo André, Diadema e Mauá com a chegada de novos lotes do imunizante Pfizer Baby e Pediátrica. O público-alvo desta campanha envolve bebês de 6 meses a 2 anos e crianças de 5 a 11 anos. Em São Caetano foram aplicadas 4.500 doses em bebês de 6 meses a 2 anos, sendo 90 com a primeira dose e 80 na segunda. Entre as crianças de três anos houve 837 aplicações na primeira dose, o que representa 57,9% e 457 com a segunda dose, o que vale 31,6%. Já na faixa de quatro anos foram aplicadas 861 na primeira dose (59,5%) e 577 com a segunda dose (39,9%). Na faixa de cinco a 11 anos foram 11.641 aplicações da primeira dose (103,7%) 10.047 da segunda (89,5%).
A cidade recebeu 3400 doses de Baby Pfizer para contemplar duas doses (1700 para primeira dose e 1700 para segunda dose) e 2230 vacinas Pfizer Pediátrica para terceira dose. A vacinação é feita na USCA (Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente), de segunda a sábado, mediante agendamento pelo site. É necessário levar documento com foto ou certidão de nascimento, CPF da criança, protocolo de agendamento, comprovante de residência e carteirinha de vacinação.
O site ABCD Jornal registra que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., empossou ontem o vereador Daniel Córdoba como o novo titular da Sedeti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação). “A escolha envolveu afinidade temática. O Daniel tem o DNA de família de empreendedor e, de fato, tenho a certeza que encontramos no meio político a pessoa adequada para ocupar esse espaço”, disse Auricchio.
Outros destaques:
ABC já registrou 33 aparições de escorpiões em 2023 – Site Repórter Diário.
São Caetano começa a receber sinal 5G da operadora Claro a partir do Bairro Nova Gerty – Site ABC em Off.
Número de nascimentos na região é o menor em 19 anos – DGABC.
Tom geral do noticiário: negativo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah