
Publicado em 02/02/2023 - 17:14 / Clipado em 02/02/2023 - 17:14
ABC já registrou 33 aparições de escorpiões em 2023
Beatriz Gomes
Por conta do clima quente e úmido ocasionado pelo verão, a aparição e acidentes envolvendo escorpiões crescem em todo o Estado. Em apenas um mês, já foram registradas 33 aparições do animal no ABC. Felizmente, o número de acidentes não é equivalente ao número de aparecimentos, isto porque três acidentes foram registrados na região este ano.
São Caetano é a grande responsável pelo alto índice de aparições este ano, já que foram 11 notificações de avistamento no interior de residências e comércios do município, mas nenhum acidente foi registrado. Em seguida aparece Diadema com oito aparições e um acidente, São Bernardo também oito, mas dois acidentes foram notificados, depois está Santo André com cinco queixas e nenhum acidente e Rio Grande da Serra com apenas uma denúncia sem vítimas. Mauá e Ribeirão Pires não tiveram nenhuma aparição neste ano.
Aparições e acidentes em 2022
Em todo ano de 2022, a região registrou 169 notificações de aparecimento de escorpiões, além de 22 acidentes. Assim como neste ano, São Caetano foi a cidade com o maior número de aparições: 90 e três vítimas. Logo depois, está São Bernardo, com 51 notificações, 28 espécimes coletados e oito acidentes durante todo o ano. Já em Diadema, foram 16 denúncias e três acidentes.
Mauá teve dois acidentes e apenas uma aparição, enquanto em Santo André foram nove aparições e cinco acidentes. Rio Grande da Serra teve apenas duas aparições e nenhuma vítima, enquanto Ribeirão Pires teve uma vítima.
Cuidados
É importante lembrar que a picada de escorpião pode ser letal, principalmente para crianças até dez anos de idade, por isso é preciso que a pessoa acidentada seja levada à uma Unidade de Saúde o mais rápido possível, para tratamento adequado.
Em caso de acidente por animais peçonhentos, como os escorpiões, a população deve procurar o serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento o mais rápido possível. Caso não seja a unidade referenciada, o hospital encaminhará o paciente, com maior possibilidade de agilidade, ao local apropriado.
Escorpiões são aracnídeos que se proliferam em locais quentes e úmidos, além disso, entulhos, lixos e desorganização podem favorecer o aparecimento destes insetos. Para a prevenção, é aconselhável manter maior organização e limpeza nos ambientes das residências, além disso, a SES elencou algumas recomendações para precaução:
-Manter jardins e quintais limpos, evitando o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas;
-Limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, pelo menos, numa faixa de um a dois metros junto às casas;
-Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois aranhas e escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo;
-Não pôr as mãos em buracos, sob pedras e troncos podres;
-Usar calçados e luvas de raspas de couro para atividades em que seja preciso colocar a mão e pisar em buracos, entulhos e pedras;
-Usar telas em ralos do chão, pias ou tanques;
-Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes, consertar rodapés despregados, colocar telas nas janelas;
-Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados, para evitar baratas, moscas ou outros insetos que servem de alimento para os escorpiões.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP