
Publicado em 02/02/2023 - 08:38 / Clipado em 02/02/2023 - 08:38
S.Caetano pode seguir dois rumos no desenvolvimento econômico, diz Córdoba
Wilson Guardia
Daniel Córdoba (PSDB), vereador de São Caetano, e que se licencia do cargo para assumir nesta quinta-feira (02/02) a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação (Sedeti) disse em entrevista ao RDtv nesta quarta-feira (01/02) que, por conta do pouco espaço disponível para implantação de indústrias, é preciso pensar em outras soluções para atrair empresas para São Caetano. O futuro secretário aponta a oportunidade de conduzir as ações por dois caminhos.
O poder público, de acordo com Córdoba, tem de ser facilitador e condutor do fomento econômico, criar um ecossistema para envolvimento de todo uma cadeia produtiva e, dentro desta premissa, estuda-se a possibilidade de alterar a lei de zoneamento. “O bairro Prosperidade é importante para a cidade, para lá podemos promover uma renovação do zoneamento e instalar conjuntos e parques industriais conveniados com a General Motors, a exemplo do que acontece com a Volkswagen, em Resende, no Rio de Janeiro. Produção e fornecedores terceirizados dentro do mesmo parque fabril”, diz.
Outro caminho a ser seguido é o da indústria 4.0. “Caminhar pela indústria vocacionada da tecnologia, dos microprocessadores, da informática, da criação de softwares e hardwares. Empresas como a Cisco, Dell e a IBM são de muito valor agregado e podem ser atraídas para São Caetano”, frisa Daniel Córdoba.
Capacitação profissional
Para garantir mais autonomia e independência financeira, em especial para as mulheres, Daniel Córdoba prevê atuação da Sedeti mais enfática na busca de parcerias com as universidades instaladas na cidade, como a Fatec (Faculdade de Tecnologia), USCS (Universidade de São Caetano do Sul) e IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), além de escolas técnicas para a qualificação dos jovens, trabalhadores autônomos e mulheres. “A formação técnica é o diferencial para entrada no mercado de trabalho e obtenção de renda”, destaca.
Daniel Córdoba diz estar no radar da secretaria a criação de uma mentoria. A ideia é trazer para uma incubadora de fomento cases de sucesso, de empreendedores instalados na cidade.
Circuito turístico
Com o objetivo de fomentar o turismo na cidade, Daniel Córdoba aposta na estrutura oferecida, como os parques e segurança pública. Há oportunidades de fomento com tradicionais eventos, como a Festa Italiana e Entonada Nordestina, além de promover festivais gastronômicos e eventos de antigomobilismo entre outros.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Economia