
Publicado em 01/02/2023 - 09:00 / Clipado em 01/02/2023 - 09:00
Análise de Mídia - 01/02/2023
Comentário geral: O site Repórter Diário registra que pela segunda vez desde 2018, a Câmara Municipal de São Caetano aprovou ontem a saída da cidade do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em sessão extraordinária, por 14 x 2. A matéria entrou em plenário a pedido do prefeito José Auricchio Jr., que se juntou ao seu homólogo de São Bernardo, Orlando Morando, à saída após a definição do novo comando da entidade regional.
Dos 19 vereadores, somente Bruna Biondi (PSOL) e César Oliva (PSD) foram contrários ao pedido do Executivo, enquanto Jander Lira e Ubiratan Figueiredo (ambos do PSD) estiveram ausentes na votação.
Na mesma plenária, o Parlamento também deu aval a Auricchio para desligar a cidade da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, ligada à estrutura do Consórcio Intermunicipal. Desta vez, a votação ficou 15 x1, já que Oliva se mostrou favorável ao afastamento da cidade à entidade.
Nota da coluna Cena Política, do Diário do Grande ABC, ironiza o argumento dos vereadores de São Caetano para apoiar o projeto do prefeito José Auricchio Jr. de retirar a cidade do Consórcio Intermunicipal pelo “alto custo”, afirmando que, ao mesmo tempo, a Câmara aprovou projeto do Executivo que cria subsecretarias executivas e 16 cargos no governo, ao custo mensal de R$ 240 mil e quase R$ 3 milhões ao ano.
Nota da coluna Rastilho, do site Repórter Diário, informa que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., ao lado do deputado estadual Thiago Auricchio (PL), se reuniram ontem com o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva. Segundo o prefeito, ambos trataram sobre os investimentos na telemedicina e de possibilidades de novos investimentos no setor.
Outra nota da coluna registra que o Projeto de Lei 370/2021, do deputado estadual Thiago Auricchio, que “torna obrigatória a capacitação dos funcionários de bares, restaurantes, boates, clubes noturnos, casas de espetáculos e congêneres, de modo a habilitá-los a identificar a combater o assédio sexual e a cultura do estupro praticado contra as mulheres”, está nas mãos do governador Tarcísio Gomes de Freitas para sanção ou veto. Tarcísio terá 15 dias para tomar uma decisão.
Matéria do site Repórter Diário registra que moradores de São Caetano relatam que estão há três semanas sem conseguir utilizar os clubes da cidade em razão de dificuldades no site Atende Fácil, setor de esportes. Eles relatam que o sistema informa que “não há agendamento disponível”. O problema vai na contramão do que diz a Prefeitura, que semanas atrás divulgou a abertura das piscinas e convidou a população para o lazer nos clubes.
Segundo o RD, o portal solicita aos munícipes que retornem às sextas-feiras para conclusão do agendamento, mas quando ocorre nova tentativa, o mesmo problema surge, sem agenda disponível. Além disso, os associados que já têm a carteirinha e necessitam realizar exames médicos dizem enfrentar grande fila de espera, em torno de cinco horas para concluir o procedimento, e sem os exames, o clube não permite usar a piscina.
Outros destaques:
Deputados da região tomam posse hoje na Câmara Federal – DGABC.
Operadora ativa 5G em 3 cidades do Grande ABC – DGABC.
São Caetano inicia reforma na Central de Material e Esterilização do Complexo Hospitalar – Site ABC em Off.
Tom geral do noticiário: negativo/positivo.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah