
Publicado em 31/01/2023 - 09:00 / Clipado em 31/01/2023 - 09:00
Análise de Mídia - 31/01/2023
Comentário geral: Reportagem do Diário do Grande ABC informa que a Aspescs (Associação de Profissionais da Educação de São Caetano) e a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) denunciaram ao Ministério Público uma diretora da rede municipal de ensino de São Caetano, por “conduta antiética e ilegal”.
Segundo as entidades, na semana passada a gestora Sandra Martins, da Emef Sylvio Romero, enviou mensagens aos docentes pedindo que interrompessem o período de férias para ajudar a organizar os armários de salas de aulas. O jornal informa ainda que na última sexta-feira a gestora fez uma retratação no mesmo grupo de WhatsApp em que enviara a mensagem. O DGABC afirma que a prefeitura não se manifestou sobre o caso.
Outra matéria do DGABC informa que o suposto desvio detectado na Fundação Anne Sullivan, ligada à Prefeitura de São Caetano, pode ser maior do que o divulgado até agora. Segundo a instituição, a acusação de rombo de um ex-servidor ainda passará por auditoria interna. O jornal registra que o procurador municipal Marcelo Alvares Ribeiro informa que a importância de R$ 2,4 milhões representa um valor parcial apurado até o momento em relação ao prejuízo causado pelo ex-servidor Reginaldo José da Silva.
Ainda no DGABC, notícia de que a Câmara Municipal de São Caetano vota hoje, em sessão extraordinária, as saídas da cidade do Consórcio Intermunicipal e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. As propostas foram enviadas pelo prefeito José Auricchio Jr., que anunciou o desligamento das entidades em nota conjunta com São Bernardo e Ribeirão Pires após a eleição do novo presidente do Consórcio, Marcelo Oliveira (PT), prefeito de Mauá.
Em duro editorial (“Regionalidade e ideologia”), o DGABC critica a decisão do prefeito de São Caetano de levantar o recesso da Câmara para votar a saída da cidade do Consórcio. Segundo o jornal, a posse de Oliveira na presidência da entidade será uma das mais concorridas dos últimos tempos e a decisão de Auricchio de dividir forças é “suicídio administrativo”. O editorial acusa o prefeito de fazer “politicagem”, esquecendo conquistas do Consórcio, como o Piscinão Jaboticabal, e apela para que os vereadores são-caetanenses “impeçam a irresponsabilidade de José Auricchio Jr.”
Nota da coluna Rastilho, do site Repórter Diário, registra que o deputado estadual Thiago Auricchio (PL) elogiou a decisão do governador Tarcísio de Freitas de manter as câmeras nas fardas dos PMs. “A letalidade de PMs em serviço caiu quase 40% no ano passado, o menor patamar de mortes durante abordagem desde 2001, avanço que pede continuidade”, escreveu o deputado.
Outros destaques:
Temporal causa estragos e pontos de alagamentos no ABC – Site Repórter Diário.
GCM de São Caetano prende homem que roubou carro de senhora de 72 anos no Bairro Cerâmica – Site ABC em Off.
Tom geral do noticiário: negativo/positivo.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah