Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 30/01/2023 - 09:00 / Clipado em 30/01/2023 - 09:00

Análise de Mídia - 30/01/2023


Comentário geral: Manchete de capa do Diário do Grande ABC de hoje informa que uma ação civil pública protocolada no último dia 13 aponta para um suposto rombo de R$ 2,4 milhões na Fundação Municipal Anne Sullivan, ligada à Prefeitura de São Caetano. Segundo o jornal, os documentos indicam desvios desde janeiro de 2007 até novembro de 2021. A ação cita como responsável o ex-servidor Reginaldo José da Silva, que teria manipulado folhas de pagamento, desviando a verba para uma conta específica. Agora, a fundação cobra devolução milionária do ex-funcionário público. O jornal afirma que a gestão do prefeito José Auricchio Jr. foi procurada mas se recusou a responder às questões enviadas.

O assunto também é tema de editorial do jornal (“Corrupção em São Caetano”), no qual lembra que a denúncia surge no momento em que a prefeitura está sendo criticada pelo fechamento da escola para alunos com deficiência mantida pela Fundação Anne Sullivan. O DGABC diz que chamam a atenção neste caso o montante do dinheiro desviado e o longo período de duração do esquema. Embora isente o prefeito de responsabilidade direta, o jornal cobra de Auricchio um posicionamento.

Reportagem do DGABC de domingo registra que o destino de alunos com deficiência severa da Escola de Educação Básica Anne Sulivan é incerto devido ao fechamento da mesma. Segundo o jornal, dos 20 alunos que estavam na unidade, pelo menos três não estão matriculados em nenhuma outra escola do município. Isso ocorre, de acordo com o DGABC, porque os pais dos alunos ainda lutam para que a decisão de fechamento da escola Anne Sullivan seja revertida e as crianças possam voltar a frequentar o espaço. O jornal lembra que a pressão dos familiares já impediu que a escola fosse fechada pela prefeitura em 2014 e afirma ainda que, procurada, a prefeitura não dá respostas sobre o tema desde o ano passado.  

Matéria do Jornal ABC Repórter de domingo destaca Projeto Legislativo (PL) do deputado estadual Thiago Auricchio (PL) que busca garantir que as mulheres tenham segurança e liberdade em casas noturnas. O projeto prevê a capacitação de funcionários desses locais para que eles identifiquem e combatam a cultura do assédio sexual e do estupro nesses estabelecimentos. Pelo PL os funcionários deverão ser capacitados anualmente e ficarão responsáveis pelo apoio e assistência imediata às vítimas. O jornal ouve o deputado, que justifica o projeto afirmando que 70% das mulheres já sofreram algum tipo de assédio em casas noturnas e que o protocolo do projeto é inspirado naquele que é usado na Espanha.   

Nota da coluna Cena Política, do DGABC de sábado, informa que o prefeito José Auricchio Jr. está “quebrando a cabeça” para tentar mudar a avaliação negativa de algumas pastas da administração. A coluna diz que uma destas pastas é a Educação e especula que o prefeito estaria pensando em escalar o atual presidente da Câmara, Pio Mielo, para comandar a pasta. A coluna afirma ainda que Auricchio tem preparado um pacote de criação de novas secretarias para acomodar aliados e trazer inclusive noves de fora de São Caetano. Finalmente, a coluna cita “críticas públicas (ao prefeito) de muitos vereadores, inclusive da base aliada” e diz que Auricchio ainda vai ter “muito trabalho para encaixar as peças de forma certa”.   

 

Outros destaques:

Câmaras da região retomam sessões a partir desta semana – DGABC.

Região registrou, em cinco anos, 142 novos casos de hanseníase – DGABC.

Ocorrências de porte ilegal de arma sobem 20,3% no ABC em 2022 – Site Repórter Diário.

Mais de 1,4 mil pessoas vivem nas ruas dos ABC, alta de 46,83% - Site Repórter Diário.

Editorial – Superendividamento – DGABC.

Pinacoteca de São Caetano recebe as fotografias premiadas do 10º Salão – Jornal Imprensa ABC.

Conselho do Fundeb de S. Caetano toma posse – Jornal Imprensa ABC.

Janeiro Branco: Prefeitura de São Caetano realiza capacitação e alerta sobre cuidados com saúde mental – Jornal ABC Repórter.

Região fecha 2022 com alta de homicídios, estupros e roubos – Jornal Diário do Grande ABC.

Dívidas bancárias são responsáveis por 74% da inadimplência no ABC – Jornal Diário Regional.

Mais de 165 mil pessoas vivem em áreas de risco nos municípios do ABC – Jornal Diário Regional.

 

Tom geral do noticiário: negativo/positivo.

Necessidade de alguma ação? Não.

 

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah