Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 27/01/2023 - 17:01 / Clipado em 27/01/2023 - 17:01

ABC segue com atendimentos de reabilitação pós-covid


João Martins

 

Apesar da baixa de casos e do avanço da vacinação, a covid-19 ainda deixa sequelas em parte da população que se contamina com o vírus. Responsável por sintomas respiratórios, musculoesqueléticos, digestivos e até neurológicos, a doença afeta desde quadros moderados a graves, e pode resultar em  sequelas por duração indeterminada que requerem intervenções específicas.

Desse modo, é importante compreender as consequências e impactos da covid-19 sobre a saúde dos indivíduos afetados, assim como buscar orientação e reabilitação, quando necessário, nos sistemas de saúde. No ABC, as cidades seguem com atendimento gratuito de reabilitação pós-covid para aqueles que se  infectaram pelo SARS-Cov-2.

 

São Bernardo

O serviço ambulatorial segue ativo em São Bernardo para todos aqueles pacientes com sintomas de pós-covid. O atendimento acontece na Policlínica Centro e no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV). Na Policlínica Centro, são ofertados serviços de fisioterapia e reabilitação respiratória, consultas com pneumologistas e Oxigenioterapia Domiciliar Prolongada para quem necessita de suplementação de oxigênio. Já no CER IV são oferecidos serviços de reabilitação motora, neurológica e fonoaudiológica para os pacientes com disfagia.

Em 2021, 344 pacientes foram tratados por consequências da covid-19, enquanto em 2022 o total foi de 48 pacientes. No momento, não há fila para acesso ao serviço.

 

São Caetano

Foi inaugurado em outubro de 2020 um Ambulatório de Acompanhamento e Reabilitação pós-covid, em São Caetano. Pacientes que possuem algum tipo de sequela podem procurar a Atenção Primária do município para que o médico da Estratégia Saúde da Família avalie a necessidade de encaminhamento para alguma especialidade.

De acordo com a administração municipal, foram realizados 380 atendimentos em 2022, enquanto em 2021, 848 pessoas foram atendidas pelo ambulatório de pós-covid.

 

Diadema

Os usuários que, por ventura, precisam de atendimento por conta de sequela pós-covid continuam sendo atendimentos na rede municipal. Não foi informado quantos atendimentos foram realizados na cidade em 2021 e 2022.

 

Ribeirão Pires

O atendimento pós-covid não está mais ativo em Ribeirão Pires. De janeiro a dezembro de 2021, foram atendidas 146 pacientes pelo atendimento de reabilitação pós-covid e em 23 de setembro de 2020 até 30 de agosto de 2022 foram atendidos 265 casos.

 

Santo André

Todo o serviço de Saúde da cidade está disponível para atender pacientes que ficaram com alguma sequela da Covid-19, desde motoras, cognitivas ou respiratórias.

Está em vigor desde o início da pandemia um programa da Secretaria de Saúde que monitora todos os pacientes que tiveram alta dos hospitais, após contraírem a doença. A partir da visita de agentes comunitários, busca ativa ou telemonitoramento – e sendo identificadas sequelas -, os pacientes são encaminhados para avaliação e ao serviço de reabilitação adequado, e contam com acompanhamento conforme necessidade.

De acordo com o quadro clínico, alguns pacientes podem receber a visita do médico em casa. Pacientes que apresentarem alguma sequela também podem procurar diretamente a rede para que a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência (do bairro/território) para fazer avaliação e receber o devido encaminhamento.

Também não foi informado o número de atendimento em 2021 e 2022.

 

Rio Grande da Serra

Todos os pacientes que possuem problemas que requerem cuidados especializados, sequelados ou não de covid-19, são referenciados para serviços externos para continuidade do seu tratamento, sempre mediante critérios clínicos e pedido médico. O município não consta com serviço de reabilitação específico para pacientes que foram acometidos, em algum momento, pela infecção humana pelo vírus SARS-Cov2.

 

Mauá

Em Mauá, pacientes pós-Covid têm atendimento em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) com equipe multidisciplinar, de acordo com a necessidade clínica, após avaliação médica. Caso seja necessário eles são encaminhados para um especialista. A Prefeitura também oferece atendimento com pneumologista e outros profissionais no CEMMA (Centro de Especialidades Médicas de Mauá).

 

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3213682/abc-segue-com-atendimentos-de-reabilitacao-pos-covid/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Saúde