A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou nesta sexta-feira (20/1) o processo de sanitização de tanques de areia de 30 EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) e EMIs (Escolas Municipais Integradas). A primeira escola a receber o produto foi a EMEI Castorina Faria Lima, no Bairro Santa Paula, que recebe 120 alunos de 4 e 5 anos (G4 e G5), de segunda a sexta-feira.
Marcellie Dessimoni, 30 anos, engenheira ambiental e sanitarista responsável pela sanitização, explicou o processo realizado nos tanques de areia das escolas. “O processo é o mesmo utilizado em 2022 nas areias de praças e parques da cidade. Trata-se de descontaminação utilizando um produto biológico (sem risco à saúde pública e, em particular, das crianças), que combate microorganismos microbiológicos e parasitológicos, provenientes de dejetos de cães, gatos, pombos e pássaros.”
Ainda segundo a engenheira ambiental e sanitarista, a sanitização também será realizada em três aplicações ao longo de um ano (janeiro, maio e setembro), pelo fato de que a validade do produto utilizado na areia é de quatro meses. “Dessa forma, conseguimos deixar os locais livres de contaminação biológica. Esta ação evita a aparição de doenças ocasionadas pelos dejetos (fezes e urina) de animais como pombos, por exemplo”, complementou Marcellie.