
Publicado em 18/01/2023 - 09:00 / Clipado em 18/01/2023 - 09:00
Análise de Mídia - 18/01/2023
Comentário geral: O Site Diário Repórter registra que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., garantiu que a decisão da cidade de deixar o Consórcio Intermunicipal do ABC é “definitiva”, independentemente de qualquer reestruturação administrativa da entidade colegiada. Ele também pediu a exclusão da cidade da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC. “Uma coisa está atrelada a outra. A Agência também está cada vez menor”. Além de São Caetano, São Bernardo e Ribeirão Pires também anunciaram a saída do Consórcio ABC, fato que ocorreu logo após a eleição do prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), como novo presidente.
Auricchio garantiu nesta terça-feira (17/01) que os comunicados dos desligamentos serão enviadas à Câmara por mera formalidade, a fim de evitar questionamentos, mas que a decisão de saída ou permanência cabe ao Executivo. Segundo o site, a cidade não deve qualquer valor de repasse para a entidade regional, fato que facilita uma saída rápida. De acordo com as regras do Consórcio ABC, a saída do município deve ser comunicada junto com uma autorização legislativa. Na sequência, há um período de seis meses para uma adaptação orçamentária da entidade e depois a saída oficial. Caso a entrega dos documentos seja realizada em fevereiro, a saída oficial de São Caetano ocorrerá em agosto.
Outra matéria do Repórter Diário informa que o vereador César Oliva (PSD), que faz oposição na Câmara Municipal, afirmou nesta terça-feira (17/01) que a cidade não investe no combate às enchentes. Para o parlamentar, ações de microdrenagem contribuiriam para a redução das cheias na cidade. Conta que no bairro Fundação falta escoamento e por isso algumas ruas alagam. “Não é enchente de rio, é a água que não tem para onde ir”, diz.
Olivia afirma que falta atenção do poder público local, com a abertura de mais bocas de lobo e manutenção das já existentes. Ele diz ressalta serem necessárias ações macro, como aquelas nas divisas de São Caetano com Santo André, São Paulo e São Bernardo. O vereador também destaca que no bairro Prosperidade o problema é inverso, pois parte das ruas da localidade fica na mesma linha ou abaixo do nível do rio. Com isso, quando há alagamentos a água retorna pelos ralos das casas e bueiros. “Existe tecnologia para isso, mas São Caetano não investe”, frisa. Segundo Oliva, os rios que cortam a cidade “há tempos não passam por desassoreamento”.
Matéria do Diário do Grande ABC informa que o ex-presidente da Câmara e ex-prefeito interino Tite Campanella (Cidadania) se encontrou com a secretária estadual de Cultura, Marília Marton. Segundo o jornal, a visita foi vista como passo estratégico de Tite para reforçar os laços com o Palácio dos Bandeirantes de olho na eleição municipal de 2024. Em entrevista recente ao DGABC, Tite admitiu que gostaria de disputar o Palácio da Cerâmica.
Outros destaques:
São Caetano bate recorde de vagas de emprego pela 2ª semana seguida – Site ABCD Jornal.
Cidades sabem pouco sobre a quantidade de árvores e a condição de saúde delas – Site Repórter Diário.
Criado em 2014, sistema Detecta está longe de ‘fechar’ as divisas do ABC – Site Repórter Diário.
Tom geral do noticiário: positivo/negativo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah