Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 13/01/2023 - 09:00 / Clipado em 13/01/2023 - 09:00

Análise de Mídia - 13/01/2023


Comentário geral: Matéria publicada pelo site Repórter Diário informa que o número de famílias do Grande ABC que ingressou no Cadastro Único (CadÚnico) em 2022 passou de 50 mil. Considerando seis das sete cidades da região – São Bernardo não informou quantos cadastros foram feitos no ano passado – foram mais de 48 mil novas inscrições. Segundo os números do MDS (Ministério Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome), a região tinha até novembro quase 293 mil famílias inscritas, sendo 150 mil (mais da metade do total) consideradas em situação de extrema pobreza, quando a renda per capita é de até R$ 105 mensais.
O maior percentual de inscritos classificados como extremamente pobres está em Santo André, com 56%, seguida por São Bernardo, com 54%. São Caetano tem 7.827 pessoas inscritas no Cadúnico (crescimento de 10% entre julho e dezembro), com 2.033 (26%) em situação de extrema pobreza.
Outra matéria do Repórter Diário informa que a Uber iniciou em 2021 o serviço de transporte de passageiros por meio e motos no ABC. Sem regulamentação municipal, a multinacional permite aos usuários do app escolherem como desejam se deslocar por entre os municípios. Santo André, São Bernardo, São Caetano e Mauá têm esse serviço. No entanto, a modalidade de transporte tem levantado questões relacionadas à segurança, por exemplo. Em São Paulo, o serviço com motos, assim que lançado nos primeiros dias do ano, foi suspenso pelo poder público.
A Secretaria de Mobilidade (Semob) de São Caetano afirma não existir regulação municipal para o transporte de passageiros por meio de motocicletas, mas que ainda não houve qualquer comunicação de transporte deste tipo na cidade. Caso haja, a secretaria afirma que estará atenta para fiscalizar as ações. A Semob esclarece ainda que não há estudos para regularização do serviço de motos e de carros por aplicativo na cidade.
Ainda no Repórter Diário, matéria registra que o valor da cesta básica, composta por 35 produtos, subiu 17,77% em 2022 no comparativo com 2021, e chegou aos R$ 1.088,38. Resquícios da pandemia da covid-19, consequência da Guerra na Ucrânia, a inflação mundial e a influência das mudanças climáticas são apontadas como justificativas para o resultado desta pesquisa, realizada pela A Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (Craisa).
Outros destaques:
Cursos de capacitação estão com vagas abertas no ABC – Site Repórter Diário.
Homem é detido por tentar retirar remédios com receita falsa – DGABC.

Tom geral do noticiário: neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.

 

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah