
Publicado em 08/01/2023 - 18:18 / Clipado em 08/01/2023 - 18:18
Prefeitos do ABC repudiam ataques em Brasília
Carlos Carvalho
Os sete prefeitos do ABC usaram as redes sociais para repudiar as ações terroristas que ocorreram na Praça dos Três Poderes, em Brasília, neste domingo (08/01). José de Filippi Jr. (PT/Diadema), Marcelo Oliveira (PT/Mauá), Guto Volpi (PL/Ribeirão Pires), Penha Fumagalli (PTB/Rio Grande da Serra), Paulo Serra (PSDB/Santo André), Orlando Morando (PSDB/São Bernardo) e José Auricchio Júnior (PSDB/São Caetano) pediram punições severas e respeito a democracia.
Os prefeitos petistas se posicionaram logo após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estava em Araraquara, oficializar o decreto de intervenção federal na área de Segurança Pública do Governo do Distrito Federal.
“Inaceitável a ação dos vândalos em Brasília neste domingo. O presidente Lula acaba de decretar intervenção na segurança do DF. Que pese todo o rigor da lei e que todos envolvidos, tanto os presentes quanto os financiadores, sejam punidos”, publicou Filippi Jr.
“Os atos praticados pelos golpistas contra os três poderes em Brasília, são inaceitáveis. Somos favoráveis a toda manifestação pacífica e democrática, mas não aceitamos o vandalismo como prática de manifestação política. Os responsáveis devem ser punidos exemplarmente pela justiça brasileira. Nossa democracia é estável e as instituições são equilibradas para exercer o poder e condenar as práticas fascistas”, escreveu Marcelo Oliveira em uma nota de repúdio.
Chefes de Executivo que não apoiaram Lula durante a eleição geral de 2022 prontamente foram ao Twitter para criticar a prática de crimes contra o Poder Público. “É muito grave o que ocorre neste momento em Brasília. A invasão de manifestantes nas sedes dos três poderes é um crime contra nossa democracia. É preciso punir com rigor os responsáveis por esses atos. Caso contrário, esses episódios trarão sérios danos a democracia brasileira”, escreveu Orlando Morando.
“Manifestações pacíficas são sempre legítimas e devem fazer parte do jogo democrático! Já os atos de vandalismo, depredação de patrimônio, agressão a policiais e o desrespeito a Lei e a Ordem merecem punição severa. O Brasil e o Estado Democrático de Direito prevalecem sempre”, enfatizou Paulo Serra.
“É lamentável o que está acontecendo na tarde deste domingo em Brasília. Como democrata, repúdio todo ataque ao Estado Democrático de Direito. É inaceitável qualquer invasão, vandalismo e depredação do patrimônio público. Que todas as medidas legais sejam tomadas para o restabelecimento da ordem”, salientou Guto Volpi.
“As invasões que estão ocorrendo em Brasília são graves ataques ao Estado Democrático de Direito. Vandalismo e de depredação de patrimônios públicos sem nenhuma razão plausível. Medidas urgentes devem ser tomadas e os responsáveis punidos. A democracia sempre será soberana”, publicou José Auricchio Júnior.
A prefeita de Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli, foi a última que se posicionou. “O direito à livre manifestação deve ser respeitado e defendido, desde que não sejam ataques diretos as instituições democráticas do nosso país. Os atos realizados por terroristas neste domingo são incompatíveis com o Estado Democrático de Direito. É necessário investigar e punir os responsáveis por este atentado ao povo brasileiro, de forma direta e indireta com o rigor da lei”.
https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3205374/prefeitos-do-abc-repudiam-ataques-em-brasilia/
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Política