Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 25/11/2022 - 07:28 / Clipado em 25/11/2022 - 07:28

Cidades criam medidas para amenizar impactos da covid na educação




João Martins


São Caetano decidiu esta semana alterar a matriz curricular e a grade horária para alcançar maior  qualidade no ensino e ajudar os estudantes da rede municipal a recuperarem perdas decorrentes da pandemia da covid-19. Haverá aumento de duas horas na carga horária e inserção de Tecnologia, Inglês e Leitura na matriz curricular. Também será aplicado sistema de avaliação, que permitirá ter um índice próprio de desenvolvimento educacional.

O movimento neste sentido em outras cidades do ABC tem sido diferente e bem pouco. São Bernardo mantém parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF) para avaliação censitária do 2º ao 5º ano para monitorar a aprendizagem dos estudantes do município.

Como forma de recompor a aprendizagem em razão dos impactos da pandemia, a Prefeitura instituiu em maio de 2021 o Programa Aprender Mais, que amplia a jornada dos estudantes duas vezes por semana no contraturno escolar, com oferta de almoço, lanche e transporte. O programa envolve 500 professores a mais. Além disso, a Prefeitura desenvolve o programa Educar Mais, com educação em tempo integral, que beneficia 11.726 alunos da rede municipal.

Para mitigar os impactos causados pela pandemia, Ribeirão Pires possui o programa de Acompanhamento Psicossocial (APSE), que presta acompanhamento especializado para alunos da rede pública que necessitam de atenção devido à defasagem de aprendizado ou vivência social.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3186715/cidades-criam-medidas-para-amenizar-impactos-da-covid-na-educacao/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Educação