
Publicado em 01/12/2022 - 18:46 / Clipado em 01/12/2022 - 18:46
ABC encerra Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes
Victória Castilho
Seguindo o calendário do Governo do Estado de São Paulo, o ABC encerrou nesta quarta-feira (30/11) a Campanha de Multivacinação, que atendem as vacinas de BCG, contra a tuberculose, imunizantes contra as hepatites A e B, rotavírus, a pentavalente – contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b – também doses contra caxumba, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e HPV. Apesar do fim da campanha, a vacinação segue sendo realizada durante todo ano, em todas as Unidades Básicas de Saúde.
As estratégias de imunização são definidas pelos municípios, porém, as vacinas estão permanentemente disponíveis nos postos conforme Calendário Nacional de Vacinação, definido pelo Ministério da Saúde. Em entrevista ao RD, a médica infectologista de Santo André, Elaine Matsuda, explica que a importância da vacinação se deve ao fato de que o vírus já não circula há anos, e em razão disso, não existe imunidade vacinal, nem a imunidade por doença. “Se o vírus voltar a circular no País, podemos ter um novo surto, como por exemplo, da Poliomielite, com graves consequências”, diz ao frisar que as vacinas são eficazes e pode manter as doenças erradicadas.
Diadema
Desde o início da Campanha de Multivacinação, em 08 de agosto, até 23 de novembro, 39.499 crianças e adolescentes até 14 anos atualizaram e/ou complementaram o esquema vacinal em Diadema.
Embora, a Campanha de Multivacinação tenha encerrado, a criança ou jovem que tiver doses em atraso ou dúvida sobre o esquema vacinal, pode procurar a Unidade Básica de saúde (UBS) mais próxima para avaliação.
As Unidades Básicas de Saúde realizam busca ativa dessas crianças, além de sensibilização dos responsáveis durante o atendimento na Unidade para a importância da vacinação infantil e ações junto às escolas, como o Programa Saúde na Escola (PSE). A cidade ainda tem divulgado no site e nas redes sociais oficiais informações para esclarecer a população e estimular o esquema vacinal completo.
Mauá
Com uma população de 4.091 pessoas, Mauá realizou a cobertura vacinal de 82,7% da vacina BCG, ou seja, 3.382 doses foram aplicadas. A vacina de rotavírus humano cobriu 83,5%, totalizando 3.417 doses, já a de Poliomielite (3ª dose), atendeu 3.595 pessoas, ou seja, 87,9%. Já Pentavalente (3ª dose) atingiu 3.590 com cobertura de 87,8%, e Febre Amarela (única), 2.621 e cobertura de 64,1%. As doses únicas de SCR atingiu 5.737 e para Hepatite A foram 2.892 doses aplicadas.
Para atingir o público, o município tem promovido visitas nas escolas por meio do Programa Saúde na Escola, informativos no site oficial do município e visitas casa a casa dos Agentes Comunitários de Saúde, além de vacinação em eventos realizados na cidade.
Ribeirão Pires
Apesar de não ter público alvo na campanha de Ribeirão Pires, 3.294 crianças foram imunizadas durante o período. Os postos de saúde continuarão ofertando as vacinas para atualização da caderneta normalmente, das 8h às 16h.
Rio Grande da Serra
A Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente em Rio Grande da Serra imunizou 1.298 crianças menores de um ano e de 5 a 14 anos o total de 1.329 crianças/adolescentes. A cidade estimula que as crianças com vacinas atrasadas se vacinem, ainda mais com o surto de sarampo e poliomielite. As vacinas de rotina estão disponíveis diariamente em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
Santo André
A campanha teve como objetivo conhecer a quantidade de crianças e adolescentes que atenderam ao chamado de comparecer ao serviço de vacinação durante o período da campanha, além de levantar a quantidade de crianças e adolescentes que estava em atraso com alguma vacina, e por isso, Santo André está em constante trabalho, investindo na prevenção e na imunização dos munícipes.
Com ações municipais que promovem vacinação em horários alternativos, visando aumentar a adesão, nos dias 19 e 20/11, ocorreu o mutirão para atualização de vacinas Covid e Multivacinação. Para que ocorram ações e mutirões com maior frequência, está sendo desenvolvido novas estratégias para que aumente a cobertura vacinal de todos os imunizantes estipulados pelo Programa Nacional de Imunizações.
São Bernardo
Em São Bernardo, crianças de até um ano estão com uma cobertura vacinal de 78% e de até 5 anos de 92%. Para o aumento da cobertura vacinal, a rede de Atenção Básica faz busca ativa por meio das visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para atualização carteira de vacinação e utiliza os canais oficiais de divulgação de todas as campanhas do Plano Nacional de Imunização (PNI), com adesão aos dias D de vacinação, acompanhamento mensal dos Sistemas de Imunização para correção dos erros de registro e integração entre os sistemas.
São Caetano
Na faixa etária de menores de um ano compareceram à campanha 2.657 crianças e receberam alguma vacina 1.874 crianças. Na faixa etária de 5 a 14 anos compareceram 4.421 crianças e foram vacinadas 2.962. Como a campanha teve como objetivo a atualização da caderneta, é possível inferir que parte dessas crianças tinha algum tipo de vacina em atraso, mas é impossível saber quantas, pois cada faixa etária há diferentes tipos de vacinas preconizadas. E também é possível que algumas crianças estivessem na data correta de sua vacinação, aproveitando a campanha para receber a dose estipulada. A vacinação segue sendo realizada durante todo ano, em todas as Unidades Básicas de Saúde. Basta comparecer ao local com documento e carteirinha de vacinação.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Saúde