Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 03/12/2022 - 07:58 / Clipado em 03/12/2022 - 07:58

Associação de Diabetes do ABC realiza 18º Kid’s Day neste sábado



Mariana Fanti


Fundada em 1998 pelo médico e coordenador da Endocrinologia do Hospital Cristovão da Gama, em Santo André, a Adiabc (Associação de Diabetes do ABC) desempenha o papel de levar informações sobre o tema para população do ABC, de forma gratuita. Atualmente, a entidade ajuda mais de mil pessoas. Neste sábado (3/12), realiza a 18ª edição do Kid’s Day, encontro gratuito desenvolvido para acolher 40 crianças e pré-adolescentes de cinco a 12 anos, portadores de Diabetes Mellitus tipo1 (DM1).

Ao longo do dia, as crianças participam de atividades de educação em diabetes, como jogos, gincanas, teatros, dinâmicas de grupo e brincadeiras. “O principal objetivo é fazer com que essas crianças percebam que o diabetes não é um limitador em seu dia a dia”, explica Krakauer. Também são fornecidas ferramentas para que esses jovens saibam como se comportar em situações adversas, longe dos familiares. “Na pandemia fizemos o evento de forma online e, para nós, é um momento único e de muito orgulho poder trabalhar com essas crianças e transformar a vida dessas familias”, diz.

Mais de 600 crianças ja passaram pelo Kid’s Day ao longo de 18 anos. O médico explica, ainda, que quanto menores as crianças, melhor a reação. “Quando educadas desde pequenas, a doença não se torna um problema”, comenta. E esse é um dos objetivos do encontros da associação, unir grupos com os mesmos problemas.


Diabetes mellitus tipo1 (DM1)
Segundo Krakauer, o diabetes é uma doença auto-imune que acomete, de forma mais frequente, crianças, jovens e adolescentes. Alguns sintomas permitem o diagnóstico rápido da doença. “A criança acorda a noite fazendo xixi e com a boca seca, perde peso, sente fraqueza e tem visão embaçada”, afirma. Porém, quando a criança é muito pequena, e ainda não fala, é necessário que os pais tenham mais atenção.

Sobre possíveis alterações na rotina, diz, a única exceção são os testes de glicemia e as aplicações de insulina. No demais devem seguir a mesma rotina de qualquer pessoa que deseja ter uma vida saudável, como comer bem, praticar exercício, beber água e dormir bem. “Quando temos rotina temos mais previsibilidade, essa é uma dica fantástica”, alerta o endocrino.

Por outro lado, quando não existe um bom controle do diabetes, complicações podem surgir, como retinopatia, nefropatia, neuropatia etc. O médico alerta ainda que o diabetes não controlada é a maior causa de cegueira do mundo, assim como da amputação de dedos dos pés e infarto do miocárdio.


SUS distribui testes gratuitos
Hoje o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece aparelho para medir a glicose, tiras reagentes e lancetas para pacientes com diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 insulinodependentes e diabetes Gestacional. Basta que o cidadão apresente seus dados pessoais no momento do atendimento na unidade de saúde.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3190345/associacao-de-diabetes-do-abc-realiza-18o-kids-day-neste-sabado/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Saúde