
Publicado em 08/12/2022 - 07:28 / Clipado em 08/12/2022 - 07:28
ABC realiza ação com pessoas em situação de rua nos dias de jogos
João Martins
Um levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, feito pelo Ministério da Cidadania, mostra que cerca de 38,6 mil pessoas começaram a morar nas ruas no Brasil desde o início da pandemia da covid-19. Em 2019, eram 174,7 mil pessoas nesta situação e, em setembro deste ano, o número subiu para 213,3 mil. Assim, para atender esta população, durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo, as cidades do ABC desenvolvem projetos sociais específicos.
Confira:
Santo André
O município realiza o projeto “Centro POP na Copa”. A ação reúne usuários do equipamento para oficinas temáticas, duas vezes por semana, com aulas de artesanato e oficinas culturais sobre os países participantes da Copa do Mundo. Além disso, foi disponibilizada uma televisão para que pessoas em situação de rua possam assistir às partidas. Nos dias dos jogos do Brasil, os usuários recebem uma alimentação especial, com pipoca, salgados, lanches e refrigerantes. Ao todo cerca de 50 pessoas já foram beneficiadas pela ação.
Os funcionários do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), juntamente com os usuários, decoraram o local com as cores do Brasil, com enfeites e artesanatos produzidos durante as oficinas temáticas.
Os serviços de abordagem para pessoas em situação de rua podem ser acionados na Defesa Civil (telefone 199), nos telefones 4432-2182 ou 4427-6207, ou via WhatsApp, pelo número (11) 93342-4178.
São Bernardo
A cidade possui um Centro de Acolhimento 24 horas do município, que dispõe de sala de televisão para uso comum dos usuários do espaço, onde a população de rua pode assistir aos jogos da Copa do Mundo. Além disso, nesta sexta-feira (09/12), haverá telão com transmissão ao vivo da partida entre Brasil e Croácia no Paço Municipal, dentro da programação do festival gastronômico Steak Pork especial de Natal, que ocorre entre os dias 9 a 11 de dezembro.
Endereço: Rua Mediterrâneo, 134
Bairro: Jardim do Mar
Telefone: 4121-7905
Ribeirão Pires
A Casa de Acolhida de Ribeirão Pires transmite todos os jogos da seleção brasileira para os moradores em situação de rua. Além disso, durante as abordagens sociais que acontecem diariamente pelas ruas da Estância, as equipes da SAPIS (Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social) convidam todos para assistirem os jogos na Casa da Acolhida.
Endereço: Rua Eraldo Nascimento de Paula, n° 350 – Tanque Caio
telefone: (11) 4829-3090
e-mail: contato.acesp@gmail.com
Diadema
A Prefeitura realiza transmissão dos jogos da seleção brasileira em telão, na Praça da Moça, e disponibiliza o espaço para que empreendedores da Casa da Economia Solidária comercializem comidas e bebidas.
São Caetano
São Caetano não tem ação neste sentido. Porém, recentemente a Prefeitura reformulou e multiplicou o SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social de Pessoas em Situação de Rua). A equipe, que era formada por três educadores sociais, desde outubro é composta por 18 profissionais, o que resulta na ampliação e qualificação do trabalho.
De 10 a 31 de outubro, foram realizadas 715 abordagens e encaminhamentos. As equipes atuam nos locais onde é constatada a presença de pessoas em situação de rua, o que ocorre principalmente na região central.
O telefone para acionar o Serviço Especializado em Abordagem Social de Pessoas em Situação de Rua é o 91341-4067.
Mauá e Rio Grande da Serra não responderam até o fechamento da reportagem.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Social