Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 08/12/2022 - 09:00 / Clipado em 08/12/2022 - 09:00

Análise de Mídia - 08/12/2022




Comentário geral: Reportagem do Diário do Grande ABC revela que a região do Grande ABC teve 529 casos de estupro registrados neste ano, entre janeiro e outubro, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Estes levantamentos começaram a ser realizados anualmente a partir de 2001, quando houve 148 notificações, e agora os números de 2022 se destacam por serem os maiores em 21 anos.

Segundo especialistas ouvidos pelo jornal, fatores como maior conscientização sobre o tema, a legitimidade dos relatos das vítimas e a condenação dos acusados por estupro pela Justiça podem explicar o aumento do registro de casos. Dados mais recentes, levantados em outubro deste ano, apontam que 78% das violações foram praticadas contra pessoas vulneráveis, enquanto que a maioria de casos do Estado ocorreu em contexto privado.

Matéria do Repórter Diário informa que os roubos de veículos no ABC registraram alta de 25,7% entre setembro e outubro deste ano, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Foram feitos 543 boletins de ocorrência no 7º mês do ano, enquanto em outubro o número subiu para 683 (variação de 140 casos na região).

De todos os municípios, São Bernardo aparece em primeiro lugar nas estatísticas, com o maior índice de casos em outubro. Foram 236 veículos roubados, contra 160 no mês anterior, variação de 47,5%. Já em São Caetano, a SSP-SP contabiliza que foram 14 casos de roubo de veículos em outubro de 2022, contra 17 ocorrências em setembro. Já na comparação do mesmo período com o ano passado, foram 14 casos a mais.

Por fim, matéria do ABC Repórter divulga que a Câmara de São Caetano aprovou por unanimidade, em 1º turno, a criação de 14 vagas de empregos públicos permanentes para lactaristas e 80 para auxiliares de primeira infância nesta última terça-feira (06/11).

De autoria da prefeitura, o projeto foi avaliado positivamente pelos vereadores Américo Scucuglia (PTB) e Bruna Biondi (PSOL), que afirmaram ser um passo para uma futura redução de carga horária destes profissionais para 36 horas, resultando assim em um melhor desempenho no trabalho prestado pela categoria.

O assunto também tem sido discutido com os grupos de servente provedor e merendeiros da cidade. Além desta pauta, outros 18 projetos de autoria dos parlamentares sul-caetanenses foram discutidos e votados neste mesmo dia.


Outros destaques:

Escolas municipais de São Caetano são premiadas em gincana de arrecadação de lixo eletrônico – ABC Repórter

ABC realiza ação com pessoas em situação de rua nos dias de jogos – Repórter Diário


Tom geral do noticiário: negativo/positivo.

Necessidade de alguma ação? Não.

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah