
Publicado em 12/12/2022 - 09:00 / Clipado em 12/12/2022 - 09:00
Análise de Mídia - 12/12/2022
Comentário geral: Reportagem de hoje do Diário do Grande ABC revela que nos últimos 35 anos, 23.093 imigrantes e 460 refugiados de 123 diferentes nacionalidades fizeram das cidades da região do ABC as suas casas. Os dados, obtidos pelo jornal em conjunto com a Polícia Federal, apontam que de 1987 para cá os portugueses foram a maioria entre os povos que vieram para a região, com 4.814 vistos emitidos (21% do total). Na sequência, estão os japoneses (2.127), espanhóis (2.044), italianos (1.926), haitianos (1.877), venezuelanos (1.595) e chilenos (1.495).
Especialistas ouvidos pela reportagem acreditam que a nova lei de imigração, aprovada pelo governo brasileiro em 2017, bem como o visto humanitário, contribuíram para o aumento do número de imigrantes e refugiados de países do Sul global, conhecidos popularmente como integrantes do Terceiro Mundo. Guerras, crises políticas e desastres naturais são os fatores que mais influenciam esse fluxo migratório.
A eleição de Guto Volpi (PL) para prefeito de Ribeirão Pires, em pleito suplementar realizado ontem (11/12), é tema de editorial e manchete do Diário do Grande ABC de hoje. Guto obteve 38,54% dos votos válidos, seguido por Gabriel Roncon (Cidadania) com 31,69%; Amigão D’Orto (PSB) com 26,73%; Carlos Sacomani (PMB) com 1,94% e Agnello (MDB) com 1,11%. A abstenção foi de 35,02%.
A reportagem destaca que o prefeito eleito estava acompanhado de seu vice, Rubão, além de apoiadores políticos como o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr. (PSDB), o deputado estadual Thiago Auricchio (PL) e o vice-prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Solidariedade).
Já o editorial do jornal critica quem entra na disputa eleitoral com pendências jurídicas. Ao mencionar a cassação do ex-prefeito de Ribeirão, Clóvis Volpi, o jornal também menciona o caso do prefeito de São Caetano, José Auricchio, que, apesar de vencer as eleições na cidade em 2020, ficou fora da cadeira por quase um ano até resolver suas questões com a Justiça Eleitoral. O jornal define como ‘desastrosa’ a gestão de Tite Campanella (Cidadania), que ficou no lugar de Auricchio durante este período.
Reportagem do Diário do Grande ABC de domingo registra que as Câmaras de Mauá, São Bernardo e São Caetano decidirão nesta semana os novos componentes de suas mesas diretoras para o biênio 2023-2024, enquanto que em Diadema a votação está marcada para o dia 22 deste mês. Em São Caetano, os dois nomes cotados são da base do governo: o vereador Marcel Munhoz (Cidadania) e o atual presidente da Câmara, Tite Campanella, que tentará sua reeleição. O jornal afirma que Tite teria apoio de vereadores da oposição, o que talvez explique o não apoio da base governista.
Reportagem do Diário do Grande ABC de sábado aponta que o número de violações dos direitos humanos no ABC somente no primeiro semestre deste ano já é superior em 56% em comparação ao mesmo período no ano passado. Entre janeiro e junho de 2022, 11.512 violações foram contabilizadas, por meio de 2.459 denúncias registradas no Disque 100, serviço do Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos. Na cidade de São Caetano foram apuradas 365 violações e 72 denúncias.
Matéria do jornal Folha do ABC de sábado revela que alguns municípios do ABC receberam o Selo Paulista de Longevidade, do Programa São Paulo Amigo do Idoso. Promovido pelo Governo de São Paulo com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, o selo pretende incentivar as cidades a criarem ações que acolham os idosos. O veículo destaca que São Caetano é referência nacional em políticas públicas voltadas a essa parte da população, contendo cinco Centros Integrados de Saúde e Educação, além da Universidade Aberta para a Terceira Idade.
Outra matéria do Folha do ABC de sábado repercute a 9ª edição do Ranking Brasileiro das Melhores Cidades para Fazer Negócios, elaborado pela consultoria Urban Systems e divulgado na última quarta-feira (07/11) pela revista Exame. Cidades do ABC como São Caetano, São Bernardo, Santo André, Diadema e Mauá se destacaram em alguns setores. O município sul-caetanense teve maior relevância na área de Educação, pulando da 88ª posição no ano passado para a 73ª neste ano, enquanto que em Comércio figurou na 39ª colocação, em Serviços na 41ª e em Mercado Imobiliário na 60ª posição.
Outros destaques:
CIEE prevê mais empregos na região – Diário do Grande ABC
Estatuto da Cidade permite prefeitos arrecadarem imóvel abandonado – Repórter Diário
Grande ABC está com 686 vagas de emprego – Diário do Grande ABC
São Bernardo e Rio Grande têm alta de roubos perto de escolas – Diário do Grande ABC
‘Pequena devolução’ do MEC ajudará UFABC com bolsas socioeconômicas – Repórter Diário
Prefeitura de São Caetano abre inscrições para vagas remanescentes de Ensino Médio na próxima terça-feira - Portal G7 ABC
Piscinões estão com 95% da capacidade livre para enfrentar período de chuvas – Diário do Grande ABC
ABC tem quase 4 mil alunos com deficiência e salas numerosas dificultam inclusão – Repórter Diário
Coluna Juliana Bontorim Convida - Boa sacada – Diário do Grande ABC
Tom geral do noticiário: positivo/neutro/negativo
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah