Aguarde ...
Publicado em 27/12/2022 - 18:20 / Clipado em 27/12/2022 - 18:20
Moradores relatam infestação de escorpiões no bairro S.José, em S.Caetano
João Martins
Moradores da rua Washington Luiz, no bairro São José, em São Caetano, reclamam de uma grande infestação de escorpiões. Essa não é primeira vez que os moradores vivenciam esse tipo de situação.
Luciano Carvalho, morador do bairro, diz não saber o que fazer quando encontra um escorpião. “Tinha encontrado um na casa da minha cunhada, ficamos sem reação e ao mesmo tempo em pânico”, diz. “Não sei para quem ligar, se é para a Polícia Militar ou para alguma clínica específica”, afirma.
Reinaldo Bolognini Orsi, veterinário da Clínica Mirimvet, orienta que para evitar a entrada dos escorpiões nas residências, o ideal é utilizar rolinhos ou rodinhos para vedar as portas, uma vez que isso impede a passagem das baratas e outros insetos que no ambiente urbano são alimentos dos escorpiões. Outra dica é a dedetização por uma empresa especializada.
Já em casa de picada, Orsi alerta para levar imediatamente o local e buscar um atendimento médico. “Todas as espécies de escorpião possuem veneno, então logo após a picada, é recomendado lavar bem o local com água e sabão e, logo depois, procurar uma clínica mais próxima para avaliação”, diz.
O veterinário diz que quando uma pessoa encontra um escorpião, deve-se comunicar ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município.
Em nota, a Prefeitura de São Caetano informa que no ano de 2022, foram informados 87 casos de avistamento de escorpiões na cidade, sendo que destes, sete ocorreram no bairro São José. Em 2021 foram 114 notificações em toda cidade. Também foram sete casos no bairro São José.
A Prefeitura possui o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) que atua, principalmente, para que sejam evitados acidentes com esses animais. Em anexo uma cartilha para auxiliar o morador com instruções a respeito dos escorpiões: confira
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Cidades