Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 22/12/2022 - 09:00 / Clipado em 22/12/2022 - 09:00

Análise de Mídia - 22/12/2022



Comentário geral: Reportagem do blog Vencer Limites, publicada no portal do Estadão, relata a luta de famílias de estudantes com necessidades especiais da Fundação Municipal 'Anne Sullivan' (FUMAS), localizada em São Caetano, contra o fechamento da instituição e a demolição do imóvel. De acordo com nota produzida pela Secretaria de Educação e enviado ao veículo pela Secretaria de Comunicação, a Prefeitura da cidade afirma que está em andamento o projeto para a construção de um complexo municipal de atenção à pessoa com deficiência no local.

Em outubro, quando começaram os rumores sobre o encerramento das atividades da Anne Sullivan, pais procuraram a direção da escola, que negou a informação, mas acabou confirmando no mês seguinte. Os parentes alegam que diversas reuniões foram feitas, mas que nunca foram recebidos pelo prefeito da cidade, José Auricchio Júnior (PSDB). Também informam que nenhum aluno está matriculado na escola para o ano letivo de 2023 por ordem da Prefeitura, que por sua vez argumenta que o movimento que aconteceu com a instituição é fruto de políticas que entendem que as crianças têm o direito de estar em escolas regulares, se assim os familiares entenderem.

A questão é que as famílias dizem que a Prefeitura apresentou, para transferência dos estudantes, duas opções que não fazem parte do ensino regular. Uma delas é a Apae de São Caetano, que mantém convênio com a cidade para subsídio a 70 alunos, com média de R$ 700 repassados pela administração municipal mensalmente por cada estudante conveniado, ofertando ainda uma ‘contribuição social espontânea’, que oferece diferentes modalidades à quem não consegue ofertar nenhum tipo de contribuição monetária, de acordo com nota enviada pela própria Apae.

A decisão de saída das prefeituras de Ribeirão Pires, São Bernardo e São Caetano do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC continua dando o que falar na mídia local. O Diário do Grande ABC critica os respectivos prefeitos novamente em seu editorial e reportagem, dessa vez com falas do deputado federal Alex Manente (Cidadania) e do ex-vice-prefeito de Ribeirão Pires, Gabriel Roncon (Cidadania). Ambos afirmam que as decisões prejudicarão as ações regionais, uma vez que julgam o Consórcio muito importante para o ABC, além de acreditarem que as decisões foram motivadas por meros interesses pessoais.

Já o jornal ABC Repórter veicula matéria sobre o assunto classificando o voto do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB) no prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT) ao invés do prefeito de São Caetano, José Auricchio, que é do mesmo partido que ele, como uma ‘traição’. Entretanto, em nota enviada por Paulo à imprensa, o mesmo alega que seu voto não foi por critérios políticos ou partidários. A reportagem também relembra ações de protagonismo realizadas pelo Consórcio nos últimos anos para a região do ABC.

Nota da coluna Rastilho, do Repórter Diário, revela que depois do anúncio de que pretende disputar a prefeitura de São Caetano em 2024, inclusive buscando apoio de governistas, o presidente da Câmara de São Caetano, Tite Campanella (Cidadania) já é cortejado por partidos políticos. Chico Bento, ex-vereador e presidente do PP de São Caetano, disse que a sigla está de portas abertas se Tite quiser disputar a prefeitura pela oposição.

Por fim, duas notas da coluna Cena Política, do DGABC, reproduzem especulações de bastidores sobre as movimentações do xadrez político de São Caetano visando as eleições municipais de 2024. A primeira nota diz que Tite Campanella teria sido convidado a se candidatar pelo PSD, mas recusou, bem como também declinou da proposta do prefeito Auricchio de assumir alguma secretaria no próximo ano. Já a outra nota reafirma a vontade do prefeito de que o recém-eleito vice-presidente da Câmara, Marcel Munhoz (Cidadania), assuma o comanda da Casa, uma vez que o vereador eleito presidente, Pio Mielo (PSDB), migre para a Secretaria de Educação do município.


Outros destaques:

Grande ABC tem média de 34 pedidos de tapa-buraco por dia – DGABC

Alesp aprova projeto de Thiago Auricchio que combate assédio e estupro – Repórter Diário


Tom geral do noticiário: negativo/neutro

Necessidade de alguma ação? Não.


Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah