Clipclap

Aguarde ...

 Site O Grande ABC

Publicado em 20/12/2022 - 17:18 / Clipado em 20/12/2022 - 17:18

Marcelo Oliveira não agrada e prefeitos ameaçam deixar Consórcio



Lucas Rogério


Prefeitos de São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires não estão de acordo com a eleição do novo presidente da entidade


Nesta terça-feira (20/09) o Consórcio Intermunicipal Grande ABC escolheu, por maioria, o presidente para o próximo ano. Marcelo Oliveira (PT), prefeito de Mauá, será o sucessor de Paulo Serra (PSDB), que preside a entidade regional até o dia 31 de dezembro.

Durante a assembleia, os prefeitos de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior e Ribeirão Pires, Guto Volpi, foram contrários à decisão dos demais chefes dos executivos. Após a reunião, o trio anunciou o desligamento da instituição, alegando falta de produtividade e alto custo para manter o colegiado.

Em nota conjunta, assinada pela três prefeituras, o desligamento foi anunciado. “Após inúmeras tentativas de devolver o protagonismo ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, as prefeituras de São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires oficializam, nesta terça-feira (20/12), que se desligam da instituição. Diante de um modelo obsoleto e da pouca produtividade do Consórcio, as prefeituras acreditam que os recursos empenhados mensalmente à entidade serão melhor aplicados diretamente nos municípios, com mais investimentos em saúde, educação e segurança pública”, diz a nota.

“Os altos custos da mensalidade do Consórcio não são compatíveis com a realidade dos municípios. E, além disso, o Consórcio não conseguiu suprir os anseios das cidades perante ao Governo do Estado e Federal.  Desta forma, o posicionamento é para viabilizar ações concretas, com economicidade do dinheiro público”, conclui.

Vale ressaltar que o estatuto do Consórcio ABC prevê maioria simples para a eleição. De costume, as decisão são anuciadas de forma unânime. Não é a primeira que São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Ribierão PIres ameçam deixar a entidade.

Para concretizar a saída, os municípios necessitam de aprovação das Câmaras Municipais, que estão em recesso. Caso não haja levantamento dos recessos, a discussão deverá ser feita apenas no ano que vem.

O Consórcio ABC ainda não se posicionou sobre o caso.


https://ograndeabc.com.br/2022/12/20/marcelo-oliveira-nao-agrada-e-prefeitos-ameacam-deixar-consorcio/

Veículo: Online -> Site -> Site O Grande ABC

Seção: De olho nas 7 cidades