
Publicado em 20/12/2022 - 17:34 / Clipado em 20/12/2022 - 17:34
São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires anunciam saída do Consórcio ABC
Por Reportagem Local
As cidades de São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires, comandadas, respectivamente, Orlando Morando (PSDB), José Auricchio (PSDB) e Guto Volpi (PL), anunciaram por meio de nota conjunta a saída do Consórcio Intermunicipal do ABC.
A nota foi divulgada após a eleição do prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), como presidente do órgão, e José de Filippi (PT), prefeito de Diadema, como vice.
Os municípios afirmam no comunicado, que diante de um modelo obsoleto e da pouca produtividade do Consórcio, as prefeituras acreditam que os recursos empenhados mensalmente à entidade serão melhor aplicados diretamente nas, com mais investimentos em saúde, educação e segurança pública.
“Os altos custos da mensalidade do Consórcio não são compatíveis com a realidade dos municípios. E, além disso, o Consórcio não conseguiu suprir os anseios das cidades perante ao Governo do Estado e Federal. Desta forma, o posicionamento é para viabilizar ações concretas, com economicidade do dinheiro público”, informa a nota.
Saídas
Não é a primeira vez que cidades do ABC deixam a entidade regional. Diadema, sob comando de Lauro Michels (então no PV), em 2017, e São Caetano, em 2018, saíram do consórcio sob as alegações de baixo retorno para o alto investimento na entidade.
Veículo: Online -> Site -> Site Diário Regional - Grande ABC/SP
Seção: Sua região