
Publicado em 20/12/2022 - 09:00 / Clipado em 20/12/2022 - 09:00
Análise de Mídia - 20/12/2022
Comentário geral: Matéria do Repórter Diário divulga falas do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), durante prestação de contas realizada na noite desta segunda-feira (19/12), em um clube particular da cidade. Auricchio afirmou ao site que ficou um ano fora do poder de forma “injusta”, e que devido a isso ajustou seu cronograma de trabalho para três anos, querendo então aproveitar os dois restantes para concluir os compromissos assumidos na campanha, sem pensar ainda na sucessão municipal que será votada em 2024.
Apesar dessas afirmativas, o veículo avalia que o prefeito pode estar perto de dar o xeque-mate com a ascensão de Pio Mielo (PSDB) para a Secretaria de Educação e Tite Campanella para a Secretaria de Governo. Todavia, Tite estaria relutante a aceitar, pois almeja o Palácio da Cerâmica. Indagado pelo Repórter Diário, o chefe do Executivo afirmou que fará apenas alterações pontuais no primeiro escalão.
Questionado sobre sua relação com o futuro governo federal, bem como com o novo Governador de São Paulo, Auricchio acredita que será amistosa.
Três notas da coluna Rastilho, também publicada no site Repórter Diário, repercutem sobre a eleição da Câmara de São Caetano e seus bastidores. O veículo afirma que Daniel Córdoba (PSDB) era um nome forte para assumir a presidência, mas foi “derrotado” internamente por Beto Vidoski (PSDB), uma vez que o ex-vice-prefeito impôs sua vontade e bateu na mesa se dizendo contra. Com a queda de Córdoba, o prefeito José Auricchio Júnior tentou emplacar Marcel Munhoz (Cidadania), mas também foi derrotado, restando ao chefe do Executivo apostar em Pio Mielo (PSDB), que por sua vez, garante não ter projeções políticas para 2024.
Reportagem do Diário do Grande ABC revela que a Justiça acolheu um pedido do MP de São Caetano e condenou a Prefeitura da cidade por manter dez professores concursados em desvio de função, atuando na área de supervisor escolar. O juiz Dagoberto Jeronimo do Nascimento, da 5ª Vara Cível, determinou que o Executivo anule a portaria nº1.330, de 16 de maio deste ano, no período de até 60 dias para não ser penalizado sob multa que pode chegar a R$ 1,5 milhão.
De acordo com o entendimento do juiz, o referido cargo deve ser preenchido por meio de provas, não por indicações, ordenando que os professores voltem aos seus respectivos cargos. Já segundo a justificativa dada à Justiça pela Prefeitura, ainda não há cargo criado para “Supervisor de Ensino” em específico, e que a equipe indicada atuaria até 31 de dezembro de 2024 por meio de portaria. Até o momento, o Executivo não se manifestou ao jornal.
Outra reportagem do DGABC informa que os deputados estaduais e federais eleitos em outubro no Grande ABC foram diplomados ontem (19/11), em uma cerimônia realizada pelo TRE-SP, na Sala São Paulo. Dos 12 deputados, foram quatro federais - Alex Manente (Cidadania); Luiz Marinho (PT); Marcelo Lima (Solidariedade) e Fernando Marangoni (União Brasil) e oito estaduais - Ana Carolina Serra (Cidadania); Carla Morando (PSDB); Luiz Fernando (PT); Thiago Auricchio (PL); Teonílio Barba (PT); Rômulo Fernandes (PT), Atila Jacomussi (Solidariedade) e Ediane Maria (PSOL).
Outros destaques:
Miguel e Alice foram os nomes mais registrados na região em 2022 – DGABC
Prefeitura e Fundo Social distribuem cestas natalinas e brinquedos para 9.500 famílias de São Caetano no Natal Solidário – ABC Repórter
Tom geral do noticiário: neutro/negativo/positivo.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah