Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 14/12/2022 - 09:00 / Clipado em 14/12/2022 - 09:00

Análise de Mídia - 14/12/2022




Comentário geral: Matéria do Repórter Diário divulga entrevista concedida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação de São Caetano, Fernando Trincado. De acordo com o secretário, serão adotadas medidas para abrir crédito, atender micro e pequenos empresários e criar novas vagas de emprego na cidade. São elas: programa WhatsApp MEI; Portal de Imóveis Comerciais linkado com o Investe SP; atualização do Portal do Emprego e Plataforma de Crédito.

A matéria ressalta os números econômicos positivos da cidade ao longo do ano, como os cinco mil novos CNPJs inscritos, que resultaram em 40 mil empresas na cidade, além do crescimento do número de empregos, principalmente na construção civil, que teve aumento de 20%. O secretário também celebrou os novos investimentos da GM, com a produção da Nova Montana e a volta do trabalho presencial de três mil trabalhadores na área de tecnologia, aumentando a expectativa de arrecadação a partir da prestação de serviços.

Ainda no site RD, outra matéria revela a criação do primeiro centro privado dedicado exclusivamente ao atendimento do câncer de bexiga, que terá lugar no Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano, da Rede D’Or São Luiz. É uma parceria entre a Rede D’Or São Luiz e a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), com coordenação do urologista Fernando Korkes, um dos principais especialistas em câncer de bexiga do país. O serviço conta ainda com uma equipe multidisciplinar de cerca de 15 profissionais que estão aptos a atender todos os tipos de câncer de bexiga em diferentes estágios.

De acordo com o veículo, a ideia surgiu por conta da experiência prévia de Fernando Korkes com o projeto Cabem Mais Vidas, implementado em 2018 por meio de uma parceria da Faculdade de Medicina do ABC com hospitais públicos do ABC Paulista, como o Hospital Estadual Mário Covas. O índice de mortalidade por essa doença no ABC, na época, chegava a 37%, e depois do projeto caiu para a 1.9%. Além disso, houve uma melhora de 10% na taxa de cura e o tempo de internação pós cirurgia caiu significativamente, passando de 15 dias para cinco.

Por fim, o site publica duas notas sobre São Caetano em sua coluna Rastilho. A primeira é referente a aprovação em 1º turno da criação do Hospital Veterinário Universitário, que será gerenciado pela USCS. De propositura do prefeito José Auricchio Jr., a votação foi realizada ontem (13/12) pela Câmara, mas ainda passará por uma segunda votação antes de sua sanção nos próximos dias. O Legislativo também aprovou, em segunda votação, a criação de 14 cargos de lactarista e 80 de auxiliar de primeira infância na mesma sessão.

Já a outra nota da coluna divulga o primeiro encontro após as eleições suplementares na Estância Turística entre o prefeito de São Caetano, o ex-prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi, e o prefeito eleito, Guto Volpi (ambos do PL). Ao lado de Fabio Mesquita e Samuel Boss, os políticos se encontraram na tarde de ontem no gabinete de José Auricchio Jr.

A aprovação da criação do Hospital Veterinário Universitário também repercutiu em nota da coluna Cena Política, do Diário do Grande ABC. O jornal destacou que a iniciativa do Executivo teve apoio inclusive da oposição, como no caso da vereadora psolista Bruna Biondi. A unidade de saúde servirá tanto para atendimento com menor custo aos animais, como para treinamento aos alunos do curso de veterinária da USCS.


Outros destaques:

Morador da região estima gastar R$ 466 com o presente de Natal – DGABC

Riscos de enchentes por causa de chuvas fortes vão até março – DGABC

CPTM finaliza e entrega obras de acessibilidade na estação Utinga – DGABC


Tom geral do noticiário: positivo/neutro.

Necessidade de alguma ação? Não.


Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah