
Publicado em 14/12/2022 - 17:08 / Clipado em 14/12/2022 - 17:08
Biblioteca Municipal de São Caetano promove sarau e confraternização com experiência de “escutatória”
By Henrique Araújo
Em clima de final de ano, o próximo sarau de sábado (17/12), evento tradicional da Biblioteca Municipal Paul Harris, será realizado com confraternização entre os participantes e uma experiência inédita em São Caetano: a Biblioteca Humana.
A iniciativa é inspirada em uma experiência dinamarquesa, criada no ano de 2000, para combater estereótipos e discriminação: em vez de tomar emprestado um livro da prateleira, o visitante da biblioteca foi convidado a tomar emprestado alguns minutos da vida de uma pessoa para ouvi-la contar sua história. Nas palavras de Ronni Abergel, criador do programa, o objetivo era ensinar as pessoas a “não julgar um livro pela capa”.
No projeto dinamarquês, os livros humanos receberam títulos como Refugiado, Mãe Solteira, Autista e outros que representavam histórias de pessoas vítimas de preconceito. Em São Caetano, o evento terá o apoio de escritores da Academia Popular de Letras e poderá incluir temáticas relacionadas aos livros escritos por esses autores. E será uma via de mão dupla, como explica a diretora da Biblioteca, Ana Maria Guimarães Rocha: “Será uma experiência de ´escutatória´, como dizia o escritor Rubem Alves em um de seus textos. Os participantes poderão compartilhar suas histórias, desabafar e, sobretudo, ouvir o outro”.
Veículo: Online -> Site -> Site Bastidor Político
Seção: ABC