
Publicado em 19/11/2022 - 07:22 / Clipado em 19/11/2022 - 07:22
Faculdades do ABC voltam a recomendar o uso de máscaras de proteção
Giulia Frazão
Os casos de covid-19 voltaram a crescer na região. Com isso, as faculdades e universidades do ABC recomendam, novamente, o uso de máscaras dentro dos campi. Por ora, o uso da proteção facial é recomendado e facultativo, exceto na Faculdade de Medicina do ABC, que o item passou a ser obrigatório.
A Universidade Metodista, em São Bernardo, acompanha os casos da covid-19 na região e os movimentos de órgãos governamentais. Caso a instituição entenda que seja necessário, o uso de máscaras pode se tornar obrigatório.
Já o Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano, e a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) orientam para que as práticas de higiene e prevenção contra covid-19 sejam adotadas pelos estudantes, sobretudo em ambientes fechados, como salas de aulas e laboratórios.
O Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) possui protocolo de encaminhamento dos casos de covid-19 que venham a ser detectados e, neste momento, volta a recomendar o uso de máscaras pela comunidade acadêmica. Enquanto isso, toda a comunidade universitária da UFABC (Universidade Federal do ABC) recebeu informe sobre o aumento dos índices de contaminação. Também houve solicitação para que as pessoas mantenham medidas sanitárias habituais (dentre elas, o reforço vacinal).
A São Judas, com campus em São Bernardo, informou em nota que adere fortemente a adesão à campanha da vacinação e o uso de máscaras. Entretanto, a nota não diz se o uso também é facultativo no campus.
De todas as universidades, há uma exceção no uso facultativo das máscaras no ABC. A obrigatoriedade provém do Centro Universitário FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), onde foi determinado o retorno do uso de máscaras desde o dia 10 de novembro. Todos que chegam sem máscaras para as aulas recebem os itens e são orientados sobre sua utilização pelos funcionários.
Prefeituras também adotam recomendação
Em Assembleia Geral no Consórcio Intermunicipal ABC, os prefeitos do ABC decidiram, de forma conjunta, voltar a recomendar o uso de máscaras de proteção, a fim de combater o aumento de casos de covid-19. Nas sete cidades, os moradores receberão informações sobre a importância de completar o esquema vacinal para prevenção de agravamento, hospitalizações e óbitos pela covid-19. São Caetano, por exemplo, registrou nos últimos dias 53 casos diários da doença.
Como medida para conter o avanço do vírus, a cidade suspendeu as visitas hospitalares, reforçou a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os equipamentos de saúde (públicos ou privados), recomendou o uso de máscara em locais fechados e reforçou a importância da higiene das mãos e de completar o ciclo vacinal contra a covid-19. Outra cidade que também suspendeu as visitas hospitalares foi São Bernardo, já Diadema
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Saúde