Publicado em 14/11/2025 - 10:22 / Clipado em 17/11/2025 - 10:22
Instituto Coalizão Saúde participa do 2º Simpósio O Futuro da Medicina e a Medicina do Futuro no Senado Federal
Giovanni Guido Cerri, Presidente do ICOS, debateu os desafios e avanços da saúde digital, inteligência artificial e regulação no setor.
O presidente do ICOS, Giovanni Guido Cerri, participou do 2º Simpósio “O Futuro da Medicina e a Medicina do Futuro”, realizado em 11 de novembro de 2025 no Senado Federal.
O evento, realizado pela Frente Parlamentar Mista da Medicina, pela Frente Parlamentar Mista em Prol do Acesso e Uso Racional de Tecnologias em Saúde e pela ABIMED, instituição associada do ICOS, reuniu lideranças do setor de saúde pública, parlamentares e representantes da indústria.
Cerri foi o orador principal do painel “Saúde Digital: do prontuário e prescrição eletrônica ao acompanhamento remoto dos pacientes”, abordando temas como prontuário eletrônico, interoperabilidade, conectividade e os desafios da transformação digital no cuidado ao paciente.
Entre os destaques do painel, foram debatidas as oportunidades trazidas pela inteligência artificial para a saúde, o impacto da tecnologia na ciência médica e a necessidade de regulação responsável para garantir a segurança no manejo de dados.
Pesquisa, interoperabilidade e IA em saúde
O simpósio, cuja cerimônia de abertura contou com o Senador Hiran Gonçalves – que preside as duas frentes parlamentares participantes da organização do encontro –, teve também as seguintes mesas temáticas: Pesquisa e Inovação, Interoperabilidade e Segurança de Dados e Aplicação e Regulamentação da Inteligência Artificial em Saúde.
A primeira contou com Marcelo Marcos Morales, assessor do senador Marcos Pontes; Patrícia Frossard, executiva jurídica e de compliance da Philips; e Ricardo Moraes, da Afya (instituição de formação médica).
A segunda reuniu Marco Bego, Diretor-Executivo do InovaHC e Diretor-Executivo do Instituto de Radiologia – InRad (HCFMUSP); e Manuel Coelho, Head of Enterprise Services Brazil da Siemens Healthineers.
E a terceira foi composta pelo Deputado Federal Aguinaldo Ribeiro; pela diretora de TI da Johnson & Johnson MedTech Brasil; Ângela Freitas; e pela Coordenadora-Geral de Demandas de Órgãos Externos de Informação e Saúde Digital; Adriana Macedo Marques (representando Ana Estela Haddad, Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde – SEIDIGI).
Veículo: Online -> Site -> Site Coalizão Saúde