Publicado em 21/09/2025 - 10:40 / Clipado em 22/09/2025 - 10:40
Hospital São Paulo se destaca em ranking internacional de hospitais
Instituição está entre os 22 hospitais brasileiros reconhecidos pela revista Newsweek na lista dos melhores do mundo; Setor de Pediatria ganha destaque
O Hospital São Paulo (HSP), vinculado à Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), está entre os melhores hospitais do mundo, segundo o ranking anual da revista americana Newsweek, em parceria com a Statista, divulgado para o ano de 2026. A publicação destaca instituições de excelência em todo o mundo, analisando aspectos como recomendações médicas, certificações e acreditações, e a Pesquisa de Implementação de PROMs da Statista.
Na lista global aparecem 22 hospitais brasileiros, sendo que o HSP é um dos poucos públicos entre as instituições reconhecidas. O reconhecimento reforça sua capacidade de oferecer serviços assistenciais, de ensino e pesquisa de alta qualidade. No ranking de especialidades, especificamente de Pediatria, a unidade aparece em 112º lugar.
Para o superintendente da instituição, o reconhecimento reafirma o compromisso com a qualidade e a formação profissional. “Receber esse destaque é motivo de orgulho, pois trabalhamos diariamente para que o Hospital São Paulo ofereça uma assistência humana e de excelência, ao mesmo tempo em que contribui para a formação dos melhores médicos, enfermeiros e profissionais de saúde do país. Essa conquista mostra que estamos no caminho certo”, afirma o Dr. Nacime Salomão Mansur.
A classificação considera hospitais que se destacam nas mais diversas áreas médicas, como Cardiologia, Oncologia, Pediatria, Neurocirurgia, Urologia, Cirurgia Cardíaca, Endocrinologia, Gastroenterologia, Pneumologia e Ortopedia. Estar entre os selecionados demonstra a capacidade do hospital de se manter atualizado em padrões internacionais, atendendo critérios rigorosos de desempenho, inovação e cuidado com o paciente.
O diretor técnico, Prof. Dr. Eduardo Medeiros, completa “Enfrentamos no dia a dia muitos desafios, porém esse reconhecimento ultrapassa nossas fronteiras e evidencia a importância do nosso hospital como referência acadêmica e assistencial. Trata-se de um resultado que reforça nosso compromisso em unir ciência, inovação e cuidado seguro do paciente, o que impacta positivamente na qualidade do SUS”, afirma.
Para a reitora da UNIFESP, Raiane Assumpção, “o reconhecimento do Hospital São Paulo entre os melhores hospitais do mundo reafirma a relevância da universidade no cuidado à saúde, na produção de conhecimento científico e na formação de profissionais comprometidos(as) com o SUS. Esse resultado coletivo expressa a dedicação de nossas equipes e a força da parceria histórica com a SPDM, reafirmando o compromisso da UNIFESP com o SUS e com a saúde da população brasileira”, conclui.
Veículo: Online -> Site -> Site SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina