Publicado em 22/08/2025 - 09:46 / Clipado em 22/08/2025 - 09:46
Ministério da Saúde investirá R$ 20 milhões em equipamentos para telemedicina
Meta da pasta é realizar 10 milhões de atendimentos a distância até 2027
Por Valor, Valor — São Paulo
O Ministério da Saúde vai investir cerca de R$ 20 milhões para a compra de 3 mil kits com equipamentos para consultas de telemedicina, que serão entregues nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas, cujo objetivo é reduzir as filas do SUS para atendimento com médicos especialistas.
Segundo a pasta, a meta é entregar dispositivos como notebook, teclado, televisor, webcam, entre outros, até o fim de novembro.
O ministério abriu dois editais para prestação de serviços de telemedicina. Um deles é destinado ao setor privado, em que se pretende credenciar estabelecimentos de saúde, com ou sem fins lucrativos, que poderão ofertar o serviço de consulta on-line. A contratação poderá ser feita pelos Estados, Distrito Federal e municípios. O edital terá vigência por um ano, sendo prorrogável por mais 12 meses.
O segundo edital é direcionado a secretarias estaduais ou municipais de Saúde, instituições de ensino superior e de pesquisa, hospitais, instituições de assistência, ensino e pesquisa públicos interessados em ofertar a telemedicina.
Os serviços contemplam atendimento on-line para consultoria para profissionais de saúde, consulta médica a distância e telemonitoramento de pacientes.
Segundo a pasta, a telemedicina tem potencial para reduzir em até 30% as filas de espera por consulta ou diagnóstico da rede especializada do SUS. “Onde antes faltavam médicos especialistas, hoje já temos consultas, laudos e diagnósticos sendo feitos à distância, com segurança e agilidade. Fortalecer a Telessaúde é garantir que a população não espere meses por um atendimento que pode salvar vidas”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Em 2024, foram realizados 2,5 milhões de atendimentos, crescimento de 65% sobre o ano anterior A meta do Ministério da Saúde é realizar 10 milhões de atendimentos a distância até 2027. Atualmente, o Brasil conta com 26 Núcleos de Telessaúde em 17 Estados.
Veículo: Online -> Site -> Site Valor Econômico - São Paulo/SP