Publicado em 31/08/2025 - 09:42 / Clipado em 11/08/2025 - 09:42
Por que alguns cânceres, como o de Preta Gil, são mais resistentes aos tratamentos?
Há diversos mecanismos por trás disso e eles em geral agem juntos
Por O GLOBO — São Paulo
Em entrevista ao GLOBO na última sexta-feira, Roberta Saretta, médica que acompanhou todo o tratamento de Preta Gil até o fim, contou que o câncer de intestino que acometeu a cantora era mais resistente aos tratamentos. “É como se ele criasse uma capa de proteção contra os medicamentos”, disse ela.
Por que alguns cânceres têm essa característica? Há diversos mecanismos por trás disso e eles em geral agem juntos. Um deles é causado por mutações que alteram a visibilidade do tumor do sistema imunológico e, com isso, a resposta à quimioterapia enfraquece.
O “escudo” também pode estar ligado a proteínas que conseguem camuflar o tumor entre as células saudáveis, o que dificulta os remédios identificarem o alvo.
A própria quimioterapia pode fazer com que as células do tumor produzam uma proteína que ajuda o câncer a resistir ao tratamento.
Trata-se da complexidade do câncer, que sempre tenta escapar dos remédios para tentar sobreviver e proliferar. Mas em alguns casos, a maneira é mais eficaz. São justamente os considerados mais agressivos.
Veículo: Online -> Portal -> Portal O Globo - Rio de Janeiro/RJ