
Publicado em 02/07/2025 - 10:25 / Clipado em 03/07/2025 - 10:25
Inteligência artificial promove avanços na medicina de precisão
Análise feita pela IA do histórico genético e clínico dos pacientes facilita diagnósticos e possibilita tratamentos individualizados
Oferecimento Oncoclínicas
O potencial da inteligência artificial em transformar a medicina é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que inclusive publicou um guia com orientações sobre o uso ético e responsável das plataformas de IA nesse universo.
A estratégia vem sendo cada vez mais estudada e utilizada para vencer os desafios de interpretar imensas quantidades de dados genéticos, histórico médico, sintomas, imagens, entre outros, e com isso agilizar soluções diagnósticas e terapias mais eficazes e individualizadas.
Sobretudo no campo da oncologia, cresce a relevância do apoio de IA no diagnóstico e na elaboração de planos terapêuticos personalizados, auxiliando na investigação das respostas de pacientes a medicamentos e na escolha do tratamento mais adequado com base em características individuais.
Em recente publicação do periódico Cell Genomics, pesquisadores da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (USP), em colaboração internacional, utilizaram dados de 11 tumores do Consórcio de Análise Proteômica Clínica de Tumores e criaram um modelo capaz de prever casos de câncer mais agressivos e resistentes a medicamentos, por meio da análise de determinadas proteínas.
A ferramenta abre caminho para o desenvolvimento de terapias inovadoras e a personalização de tratamentos de diferentes tipos de tumor.
Outro exemplo, este vencedor do Prêmio Veja Saúde Oncoclínicas de Inovação Médica em 2024, é uma plataforma para aprimorar a detecção de câncer de mama HER2. Criada no A.C. Camargo Cancer Center, a iniciativa propõe um modelo para predizer o status a proteína HER2 a partir de imagens de lâminas obtidas no diagnóstico e digitalizadas.
Tal proteína está relacionada com a multiplicação e o crescimento das células mamárias, e a capacidade de identificar com precisão seus subtipos é fundamental para a individualização da abordagem, baseada no perfil molecular do tumor.
IA e a Transformação Digital da Saúde é uma das sete categorias do Prêmio Veja Saúde Oncoclínicas de Inovação Médica, que reconhece estudos, testes laboratoriais, projetos educativos e assistenciais, campanhas de prevenção, invenções e dispositivos criados por healthtechs, entre outras iniciativas.
Os vencedores serão divulgados em um evento presencial em outubro e por meio de conteúdos da revista e do site de VEJA SAÚDE. Conheça os jurados e acompanhe as novidades da premiação acessando o site da premiação.
https://saude.abril.com.br/medicina/inteligencia-artificial-promove-avancos-na-medicina-de-precisao/
Veículo: Online -> Site -> Site Veja Saúde