
Publicado em 02/07/2025 - 09:28 / Clipado em 03/07/2025 - 09:28
Professores e alunos da USP realizam expedição para o Pará em barco-hospital
Comitiva vai prestar atendimento médico nas cidades do Baixo Amazonas por vinte dias
Por Redação
Uma expedição que sai de São Paulo neste sábado (5) leva 21 professores e 45 estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) para os municípios paraenses de Santarém, Belterra e Aveiro. A comitiva irá realizar a travessia do Rio Tapajós a bordo do barco-hospital Abaré com o objetivo de prestar assistência médica para 4 000 pessoas.
O projeto, chamado Muiraquitã, dura 20 dias e a escolha da região do Baixo Amazonas se deu por conta das necessidades epidemiológicas e de vulnerabilidade social da população local.
Essa é a primeira vez que a FMUSP realiza a expedição, que está sob coordenadoria da médica Ludhmila Hajjar, professora titular da disciplina de Emergências Clínicas, e do fundador do projeto, professor Victor Vaisberg, médico supervisor da disciplina de Emergências.
Durante o período, a equipe realizará atendimentos pontuais, cuidado contínuo com acompanhamento e coleta de dados para pesquisa epidemiológica. Entre os estudos previstos, serão desenvolvidas pesquisas epidemiológicas e de diagnóstico de condições frequentes na população, como síndrome metabólica, sarcopenia e infecções sexualmente transmissíveis.
O barco-hospital tem quatro andares com infraestrutura para atendimento, contando com consultórios médicos e odontológicos, laboratório de análises clínicas, farmácia, setor de radiologia, além de um pequeno centro cirúrgico para procedimentos ambulatoriais. A equipe promoverá, também, ações de educação em saúde e visitas domiciliares.
Veículo: Online -> Site -> Site Veja