
Publicado em 27/06/2025 - 10:22 / Clipado em 27/06/2025 - 10:22
Alibaba lança modelo de IA capaz de detectar câncer precocemente
Câncer de estômago faz mais de 14 mil vítimas no Brasil. Na China, grupo Alibaba quer diminuir esse número, sem precisar de exames invasivos
Vitoria Lopes Gomez
O câncer de estômago é um dos mais letais no Brasil, fazendo cerca de 14 mil vítimas por ano, de acordo com dados de 2021 do Atlas de Mortalidade por Câncer. A doença também é um problema na China – mas o grupo Alibaba quer mudar isso.
A empresa lançou um modelo de inteligência artificial capaz de detectar câncer de estômago precocemente. Em um dos casos, a IA conseguiu identificar sinais do tumor seis meses antes do que um médico humano.
O grupo Alibaba diz que o modelo de inteligência artificial é o primeiro do mundo com capacidade para detectar câncer de estômago, mesmo em estágios iniciais, usando apenas tomografias computadorizadas.
Na prática, isso evita que os pacientes tenham que se submeter a exames invasivos, o que pode gerar rejeição na hora de realizar procedimentos rotineiros, como endoscopias.
O modelo de IA foi batizado de Grape e descrito em um estudo publicado nesta semana na revista Nature. Ele foi desenvolvido pelo Alibaba em conjunto com a Damo Academy (divisão de pesquisa da própria empresa) e pelo Hospital de Câncer de Zhejiang.
Como funciona a IA
Um dos exames mais tradicionais para detectar câncer de estômago é a endoscopia, que consiste na inserção de um aparelho flexível pela garganta até o interior do trato digestivo. É relativamente simples, mas envolve um preparo prévio e pode gerar rejeição por parte dos pacientes, principalmente quando se trata de algo rotineiro. Segundo Cheng Xiangdong, cirurgião gástrico do Hospital de Câncer de Zhejiang, menos de 30% dos pacientes chineses concordam em realizar o procedimento, mesmo com indicação médica.
O objetivo do Grape é mudar isso. A IA é capaz de detectar sinais da doença a partir da análise de tomografias computadorizadas tridimensionais (um exame não invasivo). Veja como funciona:
- De acordo com o site Interesting Engineering, a equipe da pesquisa construiu o maior conjunto de dados do mundo de imagens de tomografias computadorizadas tridimensionais de câncer de estômago;
- Isso permitiu que a IA analisasse as imagens e reconhecesse padrões da doença mesmo antes de se tornar detectável. Inclusive, ela conseguiu encontrar sinais que nem mesmo radiologistas experientes viram;
- A pesquisa contou com um estudo clínico com quase 100 mil participantes em 20 hospitais da China e teve desempenho bastante elevado;
- O modelo Grape teve 85,1% de sensibilidade nas detecções e 96,8% de especificidade;
- Em um dos casos, a IA detectou um câncer avançado em um paciente seis meses antes do que os médicos responsáveis.
E tem mais: de acordo com os pesquisadores, o modelo não apenas detectou mais casos de câncer de estômago de forma precoce, como também reduziu falsos positivos.
IA da Alibaba espera diminuir casos graves de câncer de estômago
O câncer de estômago normalmente é detectado por médicos humanos quando seus sinais já estão mais avançados, permitindo a visualização. O grupo Alibaba espera que a IA ajude no diagnóstico precoce e permita começar um tratamento mais cedo, evitando casos graves.
O trunfo é justamente o uso de um exame não invasivo, que melhora a aceitação do procedimento.
Veículo: Online -> Site -> Site Olhar Digital