Clipclap

Aguarde ...

 Site O Nortão

Publicado em 20/06/2025 - 09:32 / Clipado em 23/06/2025 - 09:32

Exames de imagem são essenciais na prevenção e diagnóstico precoce de doenças que mais afetam o público feminino


By O Nortão

 

Mamografia se destaca como aliada fundamental contra o câncer de mama; falta de acesso ainda é um dos principais obstáculos enfrentados por mulheres brasileiras

A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), maior prestadora de serviços de diagnóstico por imagem do Brasil, reforça a importância de check up preventivo voltado à saúde da mulher. Exames de imagem como mamografia, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia mamária e densitometria óssea são fundamentais tanto para a prevenção quanto para o diagnóstico precoce de doenças que mais acometem o público feminino: câncer de mama1, câncer de colo do útero e a osteoporose2. 
 
Diante desse cenário a mamografia se destaca como uma grande aliada quando mencionamos exames de diagnóstico por imagem a serem realizados pelas mulheres. Considerado um exame simples, se mostra muito assertivo. “É um exame altamente eficaz na detecção precoce do câncer de mama, capaz de identificar lesões imperceptíveis ao toque, muitas vezes antes de qualquer sintoma ou sinal clínico. A detecção precoce aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento”, afirma a médica radiologista e especialista em mama da FIDI, Doutora Vivian Milani. 

Outro ponto relevante para que o check-up feminino regular seja eficaz é sua realização por faixa etária. A FIDI entende e recomenda que mulheres com menos de 40 anos devam realizar anualmente ultrassonografia transvaginal e mamária, acima dos 40 anos: mamografia e ultrassonografia transvaginal e no período pós-menopausa: mamografia, ultrassonografia transvaginal e densitometria óssea. 
Se antes havia resistência, hoje há uma busca crescente pelos exames preventivos. A principal barreira relatada pelas mulheres não é mais o medo ou o desconhecimento, mas sim a dificuldade de acesso. “Muitas nos dizem que é difícil conseguir agendar a mamografia ou o ultrassom.”, enfatiza Milani.  

Em 2024, a FIDI, que atua em mais de 90 unidades de saúde pública nos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro, realizou 5 milhões de exames em todo o Brasil, sendo mais de 360 mil mamografias por meio de projetos como a carreta-móvel “Mulheres de Peito” - em parceria com o Governo de São Paulo e “Carreta da Saúde da Mulher” - com a Prefeitura de Guarulhos. Essas iniciativas são fundamentais para alcançar populações mais vulneráveis e garantir que nenhuma mulher fique sem diagnóstico por falta de estrutura. “Diferentemente de quando comecei há 25 anos, hoje as mulheres estão mais conscientes e procuram os exames.””, explica a médica radiologista. 

Para a FIDI, compartilhar conhecimento é uma maneira de salvar vidas. “O profissional da saúde deve sempre compartilhar informações sobre a importância da detecção precoce das patologias que acometem as mulheres e dar a elas a oportunidade de tratamentos que permitam a cura de doenças”, pontua Milani.  Além dos profissionais, a FIDI também acredita que tanto a mídia quanto as redes sociais possuem relevância neste processo de informar. “Através desses canais de comunicação é possível levar informações baseadas na literatura científica, algo que a FIDI faz com bastante propriedade, e claro, reforçar que um exame de imagem pode salvar uma vida.”, finaliza a médica da Fundação. 
 
Sugestão de fonte: Dra. Vivian Milani  
 
Vivian Milani é médica radiologista com especialização em mama, tem título de especialista CBR e mestrado sobre a Incidência do câncer de mama na população feminina pela UNIFESP. Desde a residência médica se dedicou ao diagnóstico em mama, o qual atua até hoje. Além de ser preceptora na área da radiologia mamária, para médicos residentes no Hospital do servidor público estadual - IAMPSE e atualmente também ministra aulas para médicos e técnicos na FIDI, para o aperfeiçoamento em radiologia mamária e faz parte do Conselho Curador da FIDI.  
 
Referências 
[1] Ministério da Saúde. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/cancer-de-mama 
[2] Secretaria Municipal de Saúde – Cidade de São Paulo https://capital.sp.gov.br/web/saude/w/noticias/334164 
 
Sobre a FIDI  
Fundada em 1986 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina – atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) –, a FIDI é uma Fundação privada sem fins lucrativos que reinveste 100% de seus recursos em assistência médica à população brasileira, por meio do desenvolvimento de soluções de diagnóstico por imagem, realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão médico-científica, ações sociais e filantrópicas. Com mais de 2.100 colaboradores e um corpo técnico formado por mais de 500 médicos parceiros, a FIDI está presente em mais de 90 unidades de saúde nos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. É a maior empresa especializada em diagnóstico por imagem do Brasil. Em 2024, foram 5 milhões de exames realizados - 7% de crescimento em relação à 2023 -, entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raios-X, densitometria óssea, hemodinâmica e medicina nuclear. Com soluções customizadas em diagnóstico por imagem, a FIDI oferece serviços de Telerradiologia, Gestão Completa, Consultoria, Educação Médica e Inteligência Artificial.  

A Fundação também trabalha na proposição de soluções inovadoras para a saúde pública, como sistema de análise de imagens de tomografia computadorizada por inteligência artificial, e participou da primeira Parceria Público-Privada de diagnóstico por imagem na Bahia. Por duas vezes, a FIDI recebeu o prêmio Referências da Saúde 2019 e 2020, na categoria Qualidade Assistencial, e por três vezes foi medalhista em desafios internacionais de aplicação de inteligência artificial no diagnóstico por imagem, propostos na conferência anual da Sociedade Norte-Americana de Radiologia, considerado o maior congresso do setor no mundo. Ao final de 2020, a Central de Laudos da FIDI obteve a certificação ISO 9001:2015 de Gestão da Qualidade e em 2023 renovou a certificação, pela International Organization for Standardization e, em 2021, recebeu o selo de “Excelente Empresa Para se Trabalhar” (GPTW). Em 2025, a FIDI ganhou o prêmio Líderes da Saúde, na categoria Laboratórios, reconhecimento do Grupo Mídia às empresas, indústrias, entidades setoriais e prestadores de serviço.  
Desde 2014 a FIDI atua no projeto da carreta-móvel ‘Mulheres de Peito’, parceria com o Estado de São Paulo, que oferece exames gratuitos de mamografia. Já são mais de 300 municípios atendidos, mais de 360 mil mamografias, 19 mil ultrassonografias e 900 biópsias realizadas, além de 3.900 mulheres encaminhadas.  

A Fundação amplia, a cada ano, sua atuação em iniciativas itinerantes que levam saúde e bem-estar e, neste sentido, em parceria com a Prefeitura de Guarulhos (SP), participa do projeto “Carreta da Saúde da Mulher”. São realizados exames como mamografia bilateral, ultrassonografia mamária e ultrassonografia transvaginal.  
Essas ações reforçam a força da Fundação em projetos de acesso à saúde, garantindo atendimento de qualidade e impactando positivamente a vida de milhares de pessoas.  
 

Veículo: Online -> Site -> Site O Nortão