Clipclap

Aguarde ...

Portal Folha de S. Paulo

Publicado em 04/06/2025 - 10:18 / Clipado em 05/06/2025 - 10:18

Prefeitura de SP cria ferramenta para médico acessar histórico de pacientes


Plataforma reúne dados de prontuários eletrônicos dos 9 milhões de usuários do SUS na cidade 

 

 

 

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (4) que criou uma ferramenta para os médicos do município acessarem os dados de pacientes da rede pública durante consultas presenciais e teleconsultas. A plataforma, chamada visualizador clínico, disponibiliza informações como exames efetuados, unidades médicas visitadas e tratamentos prescritos.

De acordo com o município, a ferramenta oferece acesso instantâneo aos dados dos prontuários eletrônicos dos cerca de 9 milhões de usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) na capital paulista.
A imagem mostra uma consulta médica em um consultório. Uma profissional de saúde, vestindo um jaleco branco e máscara, está sentada em frente a um computador, conversando com uma paciente que está de costas. A paciente usa um moletom preto e parece estar ouvindo atentamente. Na mesa, há alguns documentos e dois frascos de desinfetante.

Segundo a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), os prontuários eletrônicos foram instituídos na cidade em julho de 2020 e agregam informações como classificação de risco, queixas, anamnese, prescrições e procedimentos realizados.

Agora, diz a pasta, os prontuários eletrônicos estão disponíveis em todas as 479 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 34 UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), bem como nos 26 hospitais municipais de São Paulo.

A SMS afirmou ainda, sem estipular prazos, que em breve as informações estarão disponíveis também nos equipamentos de Atenção Especializada da capital.

 

 

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2025/06/prefeitura-de-sp-cria-ferramenta-para-medicos-acessarem-historico-de-pacientes.shtml

Veículo: Online -> Portal -> Portal Folha de S. Paulo