Clipclap

Aguarde ...

 Portal Mato Grosso

Publicado em 09/11/2022 - 14:47 / Clipado em 09/11/2022 - 14:47

Embrapa é homenageada com Prêmio Johanna Döbereiner no Rio de Janeiro




Por Da Redação

A Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro) foi homenageada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea – RJ), por meio da Câmara Especializada de Agronomia (CEAgro), com o Prêmio Johanna Döbereiner.

A premiação é concedida, anualmente, com a finalidade de homenagear e reconhecer profissionais, instituições e entidades com destaque por ações, trabalhos, estudos e projetos na área da agronomia. A solenidade foi realizada no dia 13 de outubro, na sede do Crea no Centro do Rio.

A homenagem à Embrapa Agroindústria de Alimentos destaca o trabalho desenvolvido através da liderança do projeto em rede da Embrapa – o BioFORT – que visa ampliar a produção e o consumo de alimentos biofortificados como estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional.

A chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Karina Olbrich dos Santos, afirma que o prêmio representa o reconhecimento do trabalho e da trajetória da Unidade. “Com relação aos alimentos biofortificados, pode representar um aumento da visibilidade e do conhecimento sobre esses produtos promovendo uma ampliação da adoção deles no estado do Rio de Janeiro”, diz.

“Espero que surjam novas oportunidades para difundir e aperfeiçoar as nossas ações pelo estado e pelo Brasil. A nossa intenção é que o maior número de pessoas tenha acesso a esse tipo de alimento, não só o produtor rural, mas também toda a sociedade. Contamos com o apoio de todas as instituições e pessoas que acreditam nesse projeto”, destaca o analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Leandro Leão.

Para a presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro (Aearj), Ana Paula Guimarães, é importante divulgar os benefícios dos alimentos biofortificados para produtores rurais e população. Segundo ela, a Associação já conseguiu parcerias com agrônomos, agricultores e prefeituras visando à produção de batata-doce, mandioca, milho e feijão biofortificados. “Esse momento aqui é muito especial para, além da premiação, que as pessoas saibam que existem produtos nutricionalmente mais ricos, muito perto, e que precisam ser reproduzidos cada vez mais, e a Aearj é mais uma parceira de vocês [Embrapa]”.


O Prêmio

Johanna Döbereiner (1924-2000) construiu uma vitoriosa carreira de pesquisadora na Embrapa, com o trabalho reconhecido de várias maneiras, como atesta a ampla lista de prêmios, homenagens e distinções que recebeu.

“O Prêmio Johanna Döbereiner exalta valores morais e éticos de profissionais e instituições da agronomia que contribuem com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A iniciativa também destaca comportamentos no setor que devem nortear ações da sociedade e das organizações”, afirma Cosenza.

Também participou da mesa de cerimônia a coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Débora Marques de Moura.  

Fonte: Embrapa


https://portalmatogrosso.com.br/embrapa-e-homenageada-com-premio-johanna-dobereiner-no-rio-de-janeiro/

Veículo: Online -> Portal -> Portal Mato Grosso