
Publicado em 28/08/2021 - 10:35 / Clipado em 09/11/2021 - 10:35
Prefeitura de Niterói vai contratar empresa para desassorear Canal de Itaipu
Proposta é que sejam feitos novos enrocamentos com blocos de rocha para reduzir a quantidade de areia depositada pelas ondas
Leonardo Sodré
NITERÓI — A prefeitura promete lançar nos próximos dias o edital que escolherá a empresa para desenvolver o projeto de desassoreamento do Canal de Itaipu. Com o objetivo de retomar a entrada de água do mar em maior quantidade na lagoa, serão feitos novos enrocamentos com blocos de rocha compactados, para interromper a ação das ondas que depositam areia no local.
O anúncio do edital foi feito pelo prefeito Axel Grael durante uma live promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) para tratar do projeto do Parque Orla Alfredo Sirkis, em Piratininga. Segundo Axel, o projeto executivo determinará as construções necessárias para a retomada do fluxo maior de água no canal. A praia formada no local, que tem atraído muitos banhistas nos fins de semana, deve voltar a ser inundada como era há alguns anos. “Não adianta só retirarmos a areia; é preciso construir novos enrocamentos para impedir que o assoreamento volte a acontecer”, disse o prefeito.
No último domingo, dezenas de pessoas se reuniram em Itaipu para se manifestar contra o fechamento do canal. Presidente do Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói (Ccron), Gonzalo Perez diz que o desassoreamento do canal é importante para a lagoa, mas não é a solução.
— A solução é reduzir a carga poluidora ou diluí-la? No caso do canal, é diluir com a água do mar. Quanto mais ela circula, melhor. O canal melhora, mas não soluciona tudo. A razão da morte das lagoas é a carga poluidora que recebem, via drenagem ou lançamento direto em rios e canais — ressalta.
Durante a live do Crea, o prefeito também disse que iniciou conversas com a Águas de Niterói para alinhar com a empresa os investimentos em plano de obras para os próximos anos. “Provavelmente, algumas das preocupações das pessoas devemos resolver nessas conversas em que estamos estabelecendo as prioridades para Niterói”, assegurou.
Veículo: Online -> Portal -> Portal O Globo - Rio de Janeiro/RJ