Publicado em 08/02/2026 - 10:44 / Clipado em 09/02/2026 - 10:44
CREA-RJ investiga queda de andaime em Copacabana que matou ambulante
Conselho apura responsabilidades técnicas após acidente em obra na Zona Sul do Rio
Por Gabriella Lourenço
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) informou que iniciou a apuração das circunstâncias da queda de um andaime em Copacabana, na Zona Sul do Rio, que resultou na morte de uma ambulante e deixou duas pessoas feridas neste sábado (7).
A fiscalização do Conselho constatou que as empresas responsáveis pela obra possuem responsáveis técnicos registrados e Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) vigentes. Apesar disso, ainda não há informações conclusivas sobre a causa do acidente, que segue sob análise da perícia da polícia técnico-científica.
O CREA-RJ vai oficiar o condomínio e a Polícia Civil para obter o relatório da perícia. Em seguida, a fiscalização vai relatar as informações apuradas e encaminhar o processo às câmaras de engenharia, que avaliarão se será aberto processo ético. A medida pode incluir a suspensão cautelar dos registros das empresas e de seus responsáveis técnicos.
A gerência do Conselho reforça que toda obra deve contar com responsável técnico para projetar e acompanhar a montagem de andaimes, equipamentos sensíveis, especialmente quando instalados em vias públicas.
Veículo: Online -> Site -> Site Diário do Rio/RJ