Publicado em 07/02/2026 - 10:25 / Clipado em 09/02/2026 - 10:25
CREA-RJ determina a apuração das circunstâncias da queda de andaime em Copacabana
Fiscalização confirma empresas regulares, mas perícia ainda vai apontar causas do acidente na Zona Sul do Rio
Por Redação Tupi
A presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) determinou a apuração imediata das circunstâncias da queda de um andaime ocorrida neste sábado, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Fique por dentro das notícias que importam para você!
De acordo com a fiscalização do Conselho, as duas empresas que atuam na obra possuem responsáveis técnicos registrados no CREA-RJ e contam com as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) emitidas e vigentes, o que indica regularidade formal da atividade. Apesar disso, o órgão afirma que ainda não é possível apontar as causas do acidente, já que o trabalho da perícia da polícia técnico-científica não foi concluído.
Durante a apuração inicial, a equipe de fiscalização do CREA-RJ constatou que a empresa responsável realizava a movimentação do andaime, que estava montado desde novembro, quando ocorreu o incidente.
O Conselho informou que irá oficiar o condomínio e a Polícia Civil para ter acesso ao relatório oficial da perícia, documento considerado essencial para a definição de responsabilidades técnicas e administrativas.
Após a conclusão da fiscalização, o CREA-RJ irá relatar formalmente as informações apuradas e encaminhar o processo às câmaras especializadas de engenharia, que irão avaliar se haverá ou não a abertura de processo ético.
Caso sejam constatadas irregularidades, as medidas podem incluir suspensão cautelar dos registros das empresas envolvidas, bem como de seus responsáveis técnicos, conforme previsto nas normas do Conselho.
A gerência de fiscalização do CREA-RJ reforçou que toda obra ou serviço de engenharia deve ter responsável técnico habilitado, tanto para o projeto quanto para a execução da montagem de andaimes.
Segundo o órgão, esses profissionais têm o dever de calcular, acompanhar e garantir a segurança dessas estruturas, classificadas como de extrema sensibilidade, especialmente por serem frequentemente utilizadas em vias públicas e para suportar trabalhadores em altura.
O Conselho destacou que o acompanhamento técnico adequado é essencial para reduzir riscos de acidentes e proteger tanto trabalhadores quanto pedestres.
https://www.tupi.fm/sentinelas/crea-rj-apura-queda-andaime-copacabana/#google_vignette
Veículo: Online -> Site -> Site Tupi FM - 96.5 - Rio de Janeiro/RJ