Publicado em 22/01/2026 - 11:49 / Clipado em 22/01/2026 - 11:49
Crea-RJ fará audiência pública para alertar sobre risco de queda de ponte em Niterói
Danilo Perelló
Entidade de engenharia diz que avisou prefeitura de Niterói sobre o mau estado da estrutura liga a Ilha do Caju à Ilha da Conceição há mais de um ano
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) fará uma audiência pública nesta sexta-feira (23), às 10h, para alertar a população sobre o risco de desabamento da ponte de madeira que liga a Ilha do Caju à Ilha da Conceição, em Niterói. A reunião ocorrerá na inspetoria do próprio conselho, em Icaraí. A entidade frisa que já havia avisado à prefeitura da cidade sobre o mau estado da estrutura há mais de um ano. Em dezembro, sua equipe fez mais uma visita técnica ao local.
Pela estrutura de cem metros de extensão, trafegam caminhões pesados, o que acaba gerando também um risco ambiental para a Baía de Guanabara, salienta o Crea, já que muitos deles carregam óleo e combustível para os estaleiros da região. Por baixo dela, passam pequenas embarcações de pescadores, que também estariam correndo risco naquele trecho.
De acordo com a entidade, o primeiro alerta foi feito em novembro de 2024, quando a Prefeitura de Niterói teria prometido realizar uma obra na estrutura. Na ocasião, a Secretaria municipal de Defesa Civil e Geotécnica de Niterói foi oficiada pelo conselho, que defendeu a interrupção do tráfego no local até a recuperação da ponte. Em resposta a uma reportagem feita pelo RJTV, da TV Globo, naquela ocasião, a prefeitura informou que não interditaria a ponte, mas que faria um pré-projeto de obra e que a reforma, ao custo de R$ 21 milhões, começaria em dezembro daquele ano.
Entre os problemas analisados pelo conselho estão partes do piso deterioradas, ferragens expostas e ausência de condições adequadas de segurança. Segundo técnicos do Crea, o fato de a ponte estar em uma zona portuária amplia o potencial de danos de uma eventual queda.
A reunião terá caráter informativo. Segundo Miguel Fernández, presidente do Crea-RJ, na ocasião será anunciada também a implantação da Equipe de Fiscalização de Pontes, Viadutos, Passarelas e Túneis para atuar em Rio de Janeiro. O grupo foi criado em razão do volume de queixas sobre mau estado de conservação de estruturas de engenharia em várias regiões do estado.
Procurada, a Prefeitura de Niterói não respondeu aos questionamentos da reportagem até o momento da publicação desta reportagem.
Veículo: Online -> Portal -> Portal O Globo - Rio de Janeiro/RJ