Publicado em 30/12/2025 - 12:55 / Clipado em 05/01/2026 - 12:55
Réveillon em Copacabana: fiscais do Crea-RJ acompanham obras e cobram responsáveis técnicos habilitados
Com a cidade na contagem regressiva para o Réveillon de Copacabana, a fiscalização do Crea-RJ foi para a areia. A missão é simples, e bem prática: garantir que as obras e serviços ligados ao evento estejam sendo executados por profissionais habilitados, com responsáveis técnicos formalmente indicados.
Na segunda-feira (29), os agentes de fiscalização Pedro Paulo Ghenov e Andrea Rabello, o supervisor Leonardo Bride e a inspetora Sabrina Lins acompanharam de perto as obras das estruturas dos shows na orla.
Para Pedro Paulo Ghenov, o ponto central é fiscalizar o exercício profissional e cobrar responsabilidade técnica nas montagens. “Mais uma vez o Crea-RJ presente nesta que é uma das maiores festas de Réveillon do planeta, aqui para fiscalizar o exercício profissional e garantir que tenham profissionais habilitados como responsáveis técnicos pelas obras”, afirmou Pedro Paulo Ghenov.
O Crea-RJ também chamou atenção para o tamanho da operação montada para a festa. O Palco Rio, em frente ao Hotel Copacabana Palace, tem 25 metros de altura, ocupa 1.700 metros quadrados e é sustentado por 50 mil metros de ferro tubular.
Andrea Rabello diz que o evento reúne vários ramos da engenharia funcionando ao mesmo tempo. “Aqui neste grande evento é onde todos os ramos da Engenharia se encontram. Estão presentes a Engenharia Civil, a Elétrica, a Mecânica, entre outras. Todas presentes com muita responsabilidade e capacidade técnica”, afirmou Andrea Rabello.
A estrutura prevê ainda 700 metros quadrados de painéis de LED, 1.200 refletores, 500 caixas de som e oito pares de torres de luz. Para segurar a logística, serão usados 32 geradores e 114 contêineres.
O material divulgado também cita a cenografia inspirada nas cores e formas do pintor holandês Mondrian, criada por Abel Gomes, vice-presidente de criação da SRCOM, empresa responsável pelo Réveillon no Rio.
Além dos palcos, o espetáculo de fogos também entra no radar. Serão 19 balsas posicionadas ao longo do mar de Copacabana, com cerca de 14 toneladas de fogos e 12 minutos de show pirotécnico. A programação prevê ainda um show de luzes com 1.200 drones.
Para a inspetora Sabrina Lins, a presença do Crea-RJ é uma forma de reforçar o papel institucional do conselho junto à sociedade. “Do ponto de vista institucional é muito importante a presença do Crea-RJ neste grande evento, mostrando que ele está ao lado do profissional, e em prol da sociedade”, disse Sabrina Lins.
Fonte: diariodorio.com
Veículo: Online -> Site -> Site Giro RJ