Publicado em 18/12/2025 - 13:56 / Clipado em 18/12/2025 - 13:56
PF investiga quadrilha do RJ que vendia diplomas falsos em todo o país
A Polícia Federal deflagrou hoje, em Cabo Frio (RJ), uma operação para desarticular uma quadrilha responsável pela venda de diplomas falsos em todo o Brasil. Não houve prisões, mas cerca de 20 diplomas falsos, além de equipamentos eletrônicos e documentos, foram apreendidos.
O que aconteceu
A Polícia Federal cumpriu hoje, dentro da "Operação Side Job 2", dois mandados de busca e apreensão em Cabo Frio. Foram apreendidos aparelhos celulares, um disco rígido (HD), cerca de 20 diplomas falsos e documentos diversos, que serão encaminhados à Superintendência da PF no Rio de Janeiro para perícia.
As investigações contra os criminosos tiveram início em outubro de 2024, após denúncia apresentada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA/RJ). Na ocasião, o órgão disse que uma pessoa havia utilizado um diploma falso de bacharel em Engenharia Civil para a obtenção de registro profissional.
Os investigados responderão pela prática dos crimes de organização criminosa e falsificação de documento público. Além de cursos superiores, diplomas de cursos técnicos e do Ensino Médio também eram falsificados e vendidos em todo Brasil.
Veículo: Online -> Portal -> Portal UOL Notícias