Publicado em 08/12/2025 - 16:20 / Clipado em 08/12/2025 - 16:20
Inova Agro Tour – RJ reúne especialistas e startups para debater o futuro da inovação no campo na próxima sexta – feira(12)
O SNASH (SNA Startup Hub) vai realizar na próxima sexta-feira (12) o Inova Agro Tour – etapa Rio de Janeiro, de 9h às 18h, na sede da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), localizada na Avenida General Justo, nº 171, no centro do Rio de Janeiro. A iniciativa anuncia a chegada da sua edição carioca com um dia inteiro dedicado à conexão com a tecnologia, a pesquisa e a produção rural.
Impulso no Agro Nacional
O Inova Agro Tour surge com a meta de impulsionar a modernização da agropecuária nacional, por meio da inovação com uma proposta de reunir startups, empresas, institutos de pesquisa, produtores rurais, investidores e demais atores do setor para promover transferência de tecnologia e cooperação empresarial entre diferentes elos da cadeia agroindustrial, além de estimular o surgimento e a adoção de soluções tecnológicas, de agricultura digital e biotecnologia a softwares de gestão, serviços financeiros e insumos inovadores, que aumentem a eficiência, a sustentabilidade e a competitividade do agro.
CREA
O CREA-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro) é o patrocinador oficial do Inova Agro Tour Rio. A parceria reforça o compromisso com a inovação, a valorização da engenharia e o desenvolvimento sustentável do agronegócio, conectando tecnologia, conhecimento técnico e soluções que impulsionam o futuro do setor.
Programação
Manhã
O evento vai ocupar diferentes ambientes da instituição com painéis, palestras, exposição de startups e uma competição de pitches. A solenidade de abertura será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do SNASH.
A programação da manhã contará com a participação de Antonio Alvarenga, presidente da SNA; Miguel Fernández Y Fernández, presidente do CREA-RJ; Caroline Alves, presidente da FAPERJ; e Joaquim Leite, ex-ministro do Meio Ambiente.
Após a cerimônia inicial, Leonardo Alvarenga (SNASH), irá apresentar a “Visão SNASH 2026”, detalhando os avanços previstos para o ecossistema de inovação do agro. Em seguida, Marcos Troyjo, economista, cientista social, diplomata e ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (BRICS) vai conduzir a Keynote Speech “Perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2026”.
Tarde
Já no período da tarde, serão realizados quatro painéis no auditório principal. O primeiro deles, às 14h, vai abordar “Práticas Regenerativas” e será moderado por Francisco Maturro (ABAG–ILPF), com participações de Vanessa Sabioni (Agro Mulher), Silvio Galvão (PESAGRO) e Ricardo Gomes (Bio2Me). Às 15h, o painel 2 discutirá sobre “Agropecuária Digital na construção de novos modelos de negócio”, com mediação de Uriel Rotta (WBGI) e apresentações de Amyr Girondi (Tecgraf) e Roberto Valicheski (Vaca Roxa).
Dando sequência, será o terceiro painel sobre “Novas soluções para Crédito no Agro e Seguro Rural”, reunindo Hernan Angulo (IMBR Agro) e Fernando Pimentel (Agrometrika).
Encerrando a programação técnica, haverá um debate com a temática “Cenário atual do Agro Fluminense – Desafios e Perspectivas para a agricultura Sustentável”, moderado por Felipe Brasil, subsecretário estadual de Agricultura, com contribuições de Miguel Fernández Y Fernández (CREA-RJ), Leonardo Lopes (Associação dos Engenheiros Agrônomos do RJ) e Fabiano Balieiro (Embrapa Solos).
Exposição de Startups Premium do SNASH
Enquanto os painéis acontecem, startups Premium do SNASH vão expor suas soluções durante todo o dia. A Arena SNASH será o palco do SNASH Pitch Challenge, competição de startups que apresentarão suas soluções a uma banca composta por especialistas. Entre as startups confirmadas estão IMBR Agro, Conéctar, Percevia, Bio2Me, Vaca Roxa e Mighty Greens.
Encerramento
O evento será encerrado às 17h30, com a presença do prefeito de Macaé, Welbert Rezende, e o anúncio do vencedor da competição de startups. Em seguida, os participantes se reunirão para um happy hour, fechando um dia dedicado à inovação e ao fortalecimento do ecossistema tecnológico do agronegócio no Rio de Janeiro.
Veículo: Online -> Site -> Site Sociedade Nacional de Agricultura - RJ