Publicado em 01/12/2025 - 12:07 / Clipado em 01/12/2025 - 12:07
13ª edição do Green Rio/Blue Economy Rio Summit 2025 termina neste sábado naMarina da Glória
O evento é gratuito, aberto ao público e voltado para soluções sustentáveis e para a bioeconomia global
O último dia do Green Rio / Blue Economy RIO Summit 2025 acontece neste sábado (29), na Marina da Glória, no Aterro do Flamengo, das 10h15 às 18h. O evento é gratuito, aberto ao público e voltado para soluções sustentáveis e para a bioeconomia global.
Na programação do auditório principal, ganham destaque os painéis Segurança Alimentar, Alimentação Escolar e Agricultura Regenerativa, além do Seminário de Integração Metropolitana do Rio de Janeiro – COP 30 e Mobilidade Metropolitana: Influência nas Mudanças Climáticas na Transição das Cidades, marcado para 14h30.
O IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) apresenta, às 11h45, no Auditório Verde, o painel Cidades e Clima, discutindo o papel dos municípios nas ações de adaptação e mitigação climática. A mediação será de Henrique Barandier, coordenador técnico de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da instituição.
A participação nas atividades pode ser garantida no local ou pelo link Cadastro visitante Green Rio, com entrada por ordem de chegada para palestras e workshops.
Nesta edição, que começou na sexta (27), o evento trouxe como novidade o Green Rio Day, integrado à programação oficial da conferência
da OCDE. O primeiro dia também recebeu participantes da 1ª Conferência sobre Conexões Rural-Urbano na América Latina, realizada no Museu do Amanhã até ontem (28).
Outro destaque inicial foi o painel Ecos da COP30, com participação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento da Amazônia Legal (CAL), que reúne os nove estados da Amazônia. O Green Rio assinou um Memorando de Entendimento com o grupo, prevendo ações conjuntas de divulgação, inovação e fortalecimento da bioeconomia.
O Summit também sediou o Demo Day do programa BlueRio, organizado pela SEAS em parceria com a Beta-i, reunindo startups e parceiros para apresentação de Provas de Conceito, resultados e potenciais oportunidades de negócio na economia azul. A programação inclui ainda a exposição Startups Blue Rio.
Na sexta (28), o evento marcou a estreia brasileira da FINA – Feira de Inovação e Negócios Azuis, que nasceu em Lisboa e chega ao Rio reunindo empresas, startups, investidores, governo, academia e empreendedores. A feira aposta na conexão entre projetos inovadores, captação de investimentos, parcerias e geração de negócios. A iniciativa é liderada pelo professor Álvaro Sardinha, fundador e CEO do Centro de Competência em Economia Azul de Portugal.
O Green Rio / Blue Economy Rio Summit 2025 conta com patrocínio do Banco do Brasil, do Governo Federal e do CREA-RJ, além do apoio institucional da SEAS, do Governo do Estado do Rio, Rio 2030, SONDA Brasil e Sebrae (RJ e Amazonas).
Em 2024, o encontro se firmou entre os principais do setor, recebendo 4.470 visitantes, crescimento de 10% em relação ao ano anterior, e reunindo 91 expositores.
Veículo: Online -> Site -> Site Diário do Rio/RJ