Publicado em 19/11/2025 - 13:14 / Clipado em 19/11/2025 - 13:14
FITS 2025 reúne 26 especialistas para debater transição energética, mobilidade urbana e saneamento no Rio de Janeiro
Evento gratuito na sede da Fecomércio discutirá integração tarifária, novas concessões de transporte, desafios da regulação do saneamento e caminhos para a transição energética
A 16ª edição do Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade (FITS) reunirá, nos dias 24 e 25 de novembro, no Rio de Janeiro, alguns dos principais especialistas do país em transição energética, mobilidade urbana, saneamento e infraestrutura. O evento, gratuito e com 26 debatedores confirmados, será realizado na sede da Fecomércio, no Flamengo, e está com inscrições abertas no site oficial.
Em um momento em que cidades brasileiras enfrentam desafios crescentes ligados à modernização da infraestrutura, financiamento da mobilidade urbana, universalização do saneamento e integração das políticas de energia e clima, o FITS Infraestrutura se firma como um dos debates mais relevantes do ano para formuladores de políticas públicas, reguladores, empresas e academia.
Edição 2025 reforça alinhamento com os ODS e integração entre energia, cidades e meio ambiente
A diretora executiva do FITS, Lucia Martins, destacou que a 16ª edição reforça a tradição do fórum como plataforma de inovação aplicada à sustentabilidade. Antes de sua fala, os organizadores contextualizaram que o FITS chega a 2025 consolidado como ambiente de diálogo técnico, com participação crescente de agentes públicos, empresas de infraestrutura, academia e sociedade civil.
“Esta será a 16ª edição do FITS, reconhecido como um ambiente de incentivo à inovação e à tecnologia, com foco no processo produtivo, na competitividade e no desenvolvimento sustentável. O FITS Infraestrutura será realizado em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 6 (Água Potável e Saneamento), 7 (Energia Limpa e Acessível), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação). Durante o evento, serão avaliados os cenários de cada segmento, seus desafios, perspectivas e a construção de caminhos a partir da interação entre os diversos atores que pensam e atuam em infraestrutura, sempre com foco na sustentabilidade ambiental, econômica e social”, destacou Lúcia.
O FITS Infraestrutura conta com patrocínio de Light, Águas do Rio, Naturgy, MetrôRio e RJ Postos, empresas que atuam diretamente nos setores discutidos durante o fórum.
Dia 1: transporte público, integração tarifária e novas concessões
A abertura oficial ocorre no dia 24 de novembro, às 14h, com mesa composta por Adolpho Konder (AGETRANSP), Antonio Carlos Vilela (FIRJAN), Francis Bogossian (Clube de Engenharia), Josier Vilar (ACRJ), Lucia Martins (FITS), Miguel Fernandéz (CREA-RJ), Sydnei Menezes (CAU/RJ) e Vladimir Paschoal (AGENERSA). O credenciamento inicia às 12h, com brunch oferecido aos participantes.
- Integração tarifária no foco do primeiro painel
Às 15h15, o fórum abre com o painel sobre integração tarifária no transporte público, tema central para a sustentabilidade da mobilidade urbana. A mesa reúne Adolpho Konder (AGETRANSP), Ana Patrizia Lira (ANPTrilhos), Edmar Luiz Fagundes de Almeida (PUC-Rio/IAEE), Guilherme Ramalho (MetrôRio) e Priscila Sakalem (Secretaria de Transporte do RJ).
Os debatedores abordarão modelos de integração, desafios regulatórios, experiências internacionais e o papel de operadores, gestores públicos e sociedade na redução de custos e aumento da eficiência dos sistemas.
- Novos modelos de concessões em infraestrutura
Às 16h30, o painel Transportes e a Nova Modelagem de Concessões discutirá contratos mais flexíveis e aderentes às necessidades atuais das cidades, com participações de Gilson Santos (AMEP), Pedro Bruno Barros de Souza (Secretaria de Infraestrutura de MG), Glaydston Mattos Ribeiro (COPPETEC), Isaque Ouverney (FIRJAN), Luciana Parpinelli (VIALAGOS/VIARIO) e Vicente Loureiro (AGETRANSP).
A discussão deve avançar sobre governança, inovação contratual, metas de desempenho, integração multimodal e modelos que reduzam riscos e atraiam investimentos.
Dia 2: saneamento, transição energética e regulação do gás natural
O segundo dia, que começa às 10h, traz quatro mesas de debates estruturadas para analisar desafios estruturais do país.
- Panorama do saneamento
O painel de abertura reúne Alexandre Bianchini (Aegea), Carlos Roberto de Oliveira (ARES-PCJ), Luis Paulo do Nascimento (CERHI) e Luiz Firmino (FGV CERI). A discussão deve abordar a necessidade de ampliar investimentos, superar gargalos regulatórios e acelerar a universalização prevista no novo Marco Legal.
- Desafios regulatórios do saneamento
Às 11h15, especialistas como Carlos Martins (EPAL), Carmen Petraglia (ABEA), Daniela Miranda (Paraná), Samuel Alves Barbi Costa (ARSAE-MG) e Wanderson Santos (RJ) discutirão custo regulatório, qualidade dos serviços, governança e a adoção de novas tecnologias.
- Transição energética no Brasil
Às 14h, o painel dedicado à transição energética contará com Felipe Tenório (Light), Heloísa Borges (EPE), Renata Isfer (ABIOGÁS) e Wagner Victer (Petrobras). A mesa deve avaliar desafios regulatórios, expansão de renováveis, papel dos biocombustíveis, descarbonização industrial e a convergência entre políticas estaduais e federais.
- Regulação do gás natural
Encerrando o evento, às 15h15, especialistas como Cristina Sayão (TAG), Fernando Montera (IBP), Guilherme Souza (FIRJAN), Rogério Manso (ATGÁS), Symone Araújo (ANP) e Vladimir Paschoal (AGERNESA) debaterão competitividade do gás nacional, harmonização regulatória, infraestrutura de transporte e desafios de mercado.
FITS 2025 consolida integração entre energia, cidades e infraestrutura
Ao reunir especialistas de diferentes setores, o FITS Infraestrutura 2025 reforça a necessidade de abordagens intersetoriais para enfrentar desafios estruturais do Brasil. As discussões previstas contemplam temas centrais para o futuro das cidades, energia limpa, mobilidade sustentável, saneamento eficiente e segurança regulatória, reforçando a importância de governança integrada, financiamento e inovação
Serviço
- 16ª edição do Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade – FITS
- Datas: 24 de novembro, a partir das 14h, e 25 de novembro, a partir das 10h
- Local: Sede da Fecomércio (Rua Marquês de Abrantes, 99 – Térreo, no Flamengo)
- Site oficial: https://www.fitsglobal.com.br/infraestrutura
Veículo: Online -> Site -> Site Cenário Energia