
Publicado em 10/10/2025 - 12:49 / Clipado em 10/10/2025 - 12:49
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia lança cartilha para síndicos e propõe QR Code obrigatório em elevadores no RJ
O CREA-RJ lançou cartilha com boas práticas para síndicos e negocia projeto de lei com o deputado Luiz Paulo para exigir QR Code em elevadores com dados do responsável técnico.
A cena é conhecida: o aviso na porta do elevador pedindo para conferir se a cabine está no andar. Agora, a proposta é ir além. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (CREA-RJ) lançou uma cartilha de orientação a síndicos e prepara, junto com o deputado Luiz Paulo, um projeto de lei para tornar obrigatório um QR Code em cada elevador do estado com os dados do responsável técnico e da empresa de manutenção.
O anúncio foi feito pelo presidente do conselho, o engenheiro Miguel Fernández, durante painel na 80ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA), em Vitória (ES). “Quando ocorreu no Rio uma série de acidentes com elevadores, que resultaram em três mortes, no ano passado, percebemos a necessidade de maior segurança no uso de elevadores”, lembrou Miguel Fernández.
Segundo o CREA-RJ, o código permitirá que qualquer morador, com o celular, identifique rapidamente o engenheiro mecânico responsável e acione a empresa em caso de falha. A cartilha, produzida pela Superintendência Estratégica do CREA-RJ, reúne boas práticas de manutenção, inspeção e modernização e será distribuída também pelo Secovi Rio.
A iniciativa nasce do Grupo de Trabalho para Elevadores, coordenado pelo engenheiro mecânico Jaques Sherique. “Estamos lançando a cartilha que vai servir de orientação para que os responsáveis por essas edificações possam verificar se a manutenção dos elevadores está sendo realizada de forma correta”, afirmou Miguel Fernández. “É a preocupação do Conselho com a segurança e a qualidade dos serviços de engenharia prestados à sociedade.” — Miguel Fernández
Ponto sensível para os condomínios: a cartilha reforça que o síndico pode responder pessoalmente por danos a usuários se ficar comprovada negligência ou imprudência na gestão da manutenção.
A articulação política segue na Alerj. Fernández informou que o Grupo de Trabalho continuará os entendimentos com Luiz Paulo para protocolar a proposta do QR Code obrigatório nos elevadores do Estado do Rio de Janeiro.
Veículo: Online -> Site -> Site Diário do Rio/RJ