
Publicado em 04/09/2025 - 13:36 / Clipado em 04/09/2025 - 13:36
Falta de água atinge cidades do RJ por obras emergenciais e manutenções programadas
Previsão para normalização do sistema de abastecimento gera revolta. Milhares de pessoas serão atingidas
Abastecimento de água sofre interrupções em diferentes regiões do RJ
Nesta semana, moradores de diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro enfrentam interrupções temporárias no fornecimento de água tratada. As suspensões ocorrem por conta de reparos emergenciais e manutenções preventivas realizadas pelas concessionárias Águas do Rio e Cedae.
O objetivo, segundo as empresas, é corrigir falhas nos sistemas de captação e distribuição, além de garantir a manutenção preventiva das unidades de tratamento.
Aperibé e Cambuci
Na manhã desta quarta-feira (3/9), a Águas do Rio informou que o abastecimento está suspenso em Aperibé e na região de Funil, em Cambuci. A interrupção ocorre devido a reparos no sistema de bombeamento da captação de água bruta.
A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até as 16h, com normalização gradual após esse horário.
Belford Roxo e Duque de Caxias
Na Baixada Fluminense, bairros de Belford Roxo e partes de Duque de Caxias também foram impactados por um vazamento em rede distribuidora. O problema começou no dia 1º de setembro e exigiu a ampliação da área de intervenção.
Segundo a Águas do Rio, o reparo deve ser concluído até a manhã desta quarta-feira (3/9), mas o processo de normalização pode levar até 72 horas, especialmente em áreas mais altas.
Entre as regiões afetadas em Duque de Caxias estão Saracuruna, Santa Cruz da Serra, Xerém e Imbariê. Em Belford Roxo, o impacto atinge bairros como Lote XV, Nova Aurora e Vale do Ypê.
Japeri
Na quinta-feira (4/9), a Cedae fará uma manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) Japeri. O serviço está previsto para ocorrer das 9h às 16h, suspendendo temporariamente a produção de água na unidade.
Entre as áreas afetadas estão os bairros Centro, Chacrinha, Lagoa do Sapo e Virgem de Fátima. Após a conclusão, o fornecimento será retomado de forma gradativa, em até 72 horas.
Cachoeiras de Macacu
Em Cachoeiras de Macacu, a Unidade de Tratamento Rio Souza teve a operação paralisada nesta terça-feira (2/9) por conta de um reparo realizado pela Autarquia Municipal de Água e Esgoto (AMAE).
A normalização ocorrerá de forma progressiva assim que os serviços forem concluídos.
Mangaratiba
Já em Mangaratiba, a Cedae realiza nesta quinta-feira (4/9) manutenção preventiva na Unidade de Tratamento Serra do Piloto. O serviço será das 8h às 18h, interrompendo o fornecimento em bairros como Centro, Ibicuí, Praia do Saco e Nova Mangaratiba.
A companhia alerta que a normalização pode levar até 72 horas e recomenda aos moradores que façam uso consciente da água armazenada.
Orientações das concessionárias
As concessionárias reforçam a importância de economizar água durante os períodos de interrupção, priorizando atividades essenciais. Moradores que possuem cisternas ou caixas d’água devem utilizá-las de forma racional.
Para atendimento, a Águas do Rio está disponível no telefone e WhatsApp 0800 195 0 195. Já os clientes da Cedae podem solicitar caminhão-pipa pelo número 0800 282 1195.
Veículo: Online -> Site -> Site Eco Serrano