
Publicado em 04/09/2025 - 14:35 / Clipado em 04/09/2025 - 14:35
CREA-RJ reforça alerta a síndicos e moradores: obras em condomínios exigem profissionais habilitados
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), que regulariza a atividades dos engenheiros no estado, tem intensificado a atuação junto aos condomínios. Ano passado, o Crea iniciou uma ampla campanha junto aos síndicos, alertando sobre a responsabilidade que eles têm em função de obras ocorridas nos prédios e edificações administrados por eles. Também em 2024, a Meu Condomínio – revista, site, redes sociais e eventos – realizou o 1º Workshop “Obras em condomínios e responsabilidades dos síndicos”, com a participação do CAU e do CREA.
Recentemente, durante a Feira Construir, em Rio das Ostras, a CEO da Meu Condomínio, Suzy Monteiro, questionou ao presidente do CREA-RJ, Miguel Fernández y Fernández sobre como fazer síndicos, mas principalmente moradores, entenderem sobre a importância da contratação de profissionais especializados para obras nos condomínios.
Miguel Fernández lembrou uma tragédia ocorrida no início deste ano, quando o pilar de uma rede numa área de recreação desprendeu, caindo sobre uma criança de 7 anos que acabou falecendo.
– Ali tinha uma área comum, estava debilitada, identificada pela a autovistoria predial e o único município do Estado do Rio hoje que está regulamentado é a capital. O prédio tinha feito a autovistoria predial e identificado necessidade de fazer a obra naquele local. A síndica achou que “isso é só revestimento, o porteiro faz”. Ele fez e aconteceu aquela tragédia. O Conselho teve uma ação muito firme de fazer a denúncia que foi feita uma obra uma reforma sem o profissional devidamente gabaritado e registrado. Aquele pilardete precisava não de um revestimento, mas principalmente uma intervenção estrutural. Isso não traz de volta a vida da criança, não reconforta os pais, mas traz à sociedade a responsabilidade que muitos não têm achando que estão economizando, assumindo o risco que não deveria ter – relatou o presidente.
A partir daí, o Crea iniciou uma campanha, inclusive junto à imprensa, falando com os síndicos para que não sejam feitas obras sem antes chamar o engenheiro: “Naturalmente um arquiteto também, se for da área da área de arquitetura até onde for, mas principalmente, não executem obras sem o profissional, devidamente habilitado e registrado para verificar o que é realmente necessário”.
Esta semana, o assunto voltou à tona, desta vez durante o II Locação Summit, evento realizado pelo Secovi Rio. Mais uma vez, o presidente do Crea reforçou que reformas e construções devem ser conduzidas por profissionais habilitados e registrados em seus conselhos de origem, como CREA-RJ ou CAU-RJ: “Síndicos e administradores de condomínios não devem assumir o risco de contratar pessoas sem qualificação, pois, em caso de acidentes ou tragédias, poderão ser responsabilizados pelas consequências dessa escolha…Nossa prioridade é proteger vidas e assegurar que cada projeto seja executado com responsabilidade técnica e dentro da lei”, concluiu Fernández.
Veículo: Online -> Site -> Site Revista Meu Condomínio