Aguarde ...
Publicado em 14/04/2025 - 10:34 / Clipado em 15/04/2025 - 10:34
120 anos do Relógio da Glória: equipamento que já foi símbolo de modernidade é restaurado
Primeiro relógio público da cidade com mecanismo original em funcionamento recebe obras de manutenção
Por Fernanda Pontes
O Relógio da Glória, um dos símbolos do projeto de modernização da cidade do Rio na virada do século XX, está de cara nova para comemorar seus 120 anos, nesta terça-feira (15). A Secretaria Conservação concluiu a obra de manutenção do primeiro relógio público da cidade que fica na Rua da Glória, na Zona Sul.
A intervenção teve duração um mês e incluiu reparos no mecanismo original, limpeza geral, pintura, conservação da caixa de ferro fundido que abriga a engrenagem e ações para evitar o acúmulo de água de chuva. O objetivo foi garantir não apenas a funcionalidade do relógio — que segue operando com sua estrutura centenária —, mas também a preservação de um bem tombado e valioso do ponto de vista cultural e histórico.
Inaugurado em 1905 durante o governo Pereira Passos, o Relógio da Glória fazia parte de um conjunto de melhorias inspiradas nos modelos urbanísticos europeus, com o objetivo de transformar o Rio em uma "metrópole moderna, organizada e higiênica". Foi fabricado pela empresa alemã Krussman.
Trata-se do único relógio público da cidade que ainda mantém o seu mecanismo original em funcionamento, exigindo manutenções especializadas regulares. Na porta de acesso à engrenagem, permanece a inscrição original: “Construído sob a Administração do Prefeito Pereira Passos – 1905”.
“Esse não é apenas um relógio. É um símbolo de identidade, de pertencimento, e um marco da urbanização moderna da cidade. Restaurar o Relógio da Glória é devolver ao carioca um pedaço da sua própria história”, afirmou o secretário Diego Vaz.
Veículo: Online -> Portal -> Portal O Globo - Rio de Janeiro/RJ