
Publicado em 25/03/2025 - 13:36 / Clipado em 25/03/2025 - 13:36
SET completa 37 anos de vida
bySET Comunicação
O 25 de março de 1988 nascia a SET, Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão. Com um olhar voltado para o futuro, a SET se orgulha em ser referência sobre novas tecnologias e tendências do setor, garantindo que nossos associados estejam sempre um passo à frente.
Os associados da SET celebram nesta terça-feira (25/03) os primeiros 37 anos da entidade que foram dedicação a todos os aspectos do setor de Mídia e Entretenimento, das tecnologias aos modelos de negócio, incluindo, claro, as pessoas que fazem parte dessa ampla comunidade. Ao longo dos anos, ampliamos nosso alcance, especialmente por meio de nossos eventos, dos Grupos de Trabalho, dos vários canais de comunicação e dos laços que criamos com entidades e órgãos oficiais tanto nacionais como internacionais.
O presidente da SET, Paulo Henrique Castro se disse honrado. “Estou no início da minha gestão como Presidente da SET, mas participo da entidade já há muito tempo. Assim como no meu caso, acredito que, nesses 37 anos, a SET colaborou com a capacitação de muitos profissionais do mercado. Aliás, esse sempre foi o papel da SET: o de reunir pessoas e empresas para debater tecnologias e negócios para impulsionar o desenvolvimento do setor de Mídia e Entretenimento. Parabéns à SET e a todos que a construíram e participam dessa jornada“.
Um pouco de historia
Com a participação de todas as cabeças de redes nacionais de televisão, principais emissoras regionais e as mais importantes organizações industriais de fornecedores do setor, foi fundada no dia 25 de março de 1988, no Rio de Janeiro, a SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão. A SET veio a preencher uma lacuna até então existente no país na área, já que o Brasil não tinha o seu órgão nacional que representasse o setor de operações (engenharia) de televisão.
A solenidade de fundação da SET aconteceu no Hotel Sheraton com a presença do então Ministro das Comunicações, Antônio C. Magalhães, do CREA-RJ e diretores das redes nacionais de TV, das principais emissoras regionais e representantes da indústria, além de convidados internacionais como o então presidente da SMPTE (Society of Motion Pictures and Television Engineers), Carlos Kennedy, que veio ao Brasil exclusivamente com aquela finalidade.
Primeira diretoria da SET
A primeira diretoria da SET, já empossada em suas fundações no ato da fundação da entidade, teve por presidente Adilson Pontes Malta (TV Globo), estando também constituída por Miguel Cipolla (TV Bandeirantes), 1º Vice-Presidente: Francisco Cavalcanti (TV Manchete), 2º Vice-Presidente: Ricardo Fonseca Kauffmann (LG Engenharia), Diretoria Administrativa Financeira: Rubens Ortiz (TV Record), Vice da DAF: Jaime de Barros Filho (TV Globo), Diretoria de Eventos: Claudio Nemoto (Nikson), Vice da DE: Carlos Capelão (Phase), Diretoria Técnica: Luís Cláudio D´Avila (RBS TV Gaúcha), Vice da DT: Fernando Azevedo Ribeiro Mariano (Embravídeo), Diretoria de Comunicação Social: Romeu Cerqueira Leite (TV Globo), Vice da DCS: Heloísa Santana (TV Globo), Diretoria Editorial: Olímpio Franco (Abril Vídeo). O Conselho Fiscal da primeira diretoria da SET está formado por Alfonsus Aurin (SBT), Francisco Julio Paiva Rabelo (TV Educativa), Mario Veras Júnior (IREB), Alfredo Miraluna Magdalena (TV Globo) e José Wanderleu Schumalzt. O Conselho Técnico por Fernando Mattoso Bittencourt Filho (TV Globo), Newton Cagiano (TV Bandeirantes) e Orestes Lúcio Jardim Polverelli (TV Educativa). E, finalmente, o seu primeiro Conselho Editorial por Aurélio Garcia (SBT), Cauby Sampaio de Monte (Globotec) e VitorPurri (ABERT).
Veículo: Online -> Site -> Site SET - Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão