
Publicado em 19/02/2025 - 13:30 / Clipado em 19/02/2025 - 13:30
Posso ficar com o ar-condicionado ligado com carro estacionado? Saiba como evitar superaquecimento em veículos em meio ao calorão
Em entrevista ao CBN Rio, Jacques Sherique, engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, explica como proteger os veículos do superaquecimento em meio ao calor extremo que tem assolado o país.
Por Clara Simão* — Rio de Janeiro
Em meio às altas temperaturas que o Rio de Janeiro vem enfrentando nos últimos dias, impulsionadas pela onda de calor, veículos têm registrado episódios de superaquecimento, o que também colabora para a piora do trânsito na cidade. Em entrevista ao CBN Rio, Jacques Sherique, engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, ex-conselheiro do CREA-RJ, destacou que um dos principais responsáveis por esse superaquecimento é o carro parado com o sistema de refrigeração ligado.
Diante do calor extremo, o especialista explica que é comum observar carros não apenas parados no trânsito, mas também estacionados com o ar-condicionado ligado. No entanto, ele ressalta que essa situação cria as condições perfeitas para o superaquecimento do motor, que se eleva mais rapidamente quando o veículo está em repouso e com o sistema de refrigeração ligado.
'Não pode e não deve ficar com o ar-condicionado com o veículo parado por muito tempo. Com o veículo parado por muito tempo com o ar-condicionado ligado e se tiver parado para a pessoa ficar pegando um fresquinho, provavelmente a temperatura do motor vai subir muito rapidamente porque ele não está recebendo a ventilação externa ... Essa condição aumenta muito a temperatura do motor do carro. E aí é que você começa a ter os problemas, que é temperatura elevada e congestionamento', alertou.
Jacques Sherique alertou para os pontos principais aos quais o condutor deve ficar atento durante este período de altas temperaturas, destacando que os motores dos veículos não estão preparados para lidar com o calor extremo.
'Primeiro é ter certeza que a manutenção do veículo, as revisões periódicas estão sempre em dia (...) O principal indicador que as pessoas, motoristas, os condutores devem prestar atenção é no painel. Se acender qualquer luz, principalmente luz da temperatura ou um ponteirinho que indica a temperatura elevada do motor, ele tem que parar o carro imediatamente para verificar o que está acontecendo (...) Importante também é verificar vazamentos de combustível. Com a temperatura elevada, você pode ter um rompimento ou afrouxamento das mangueiras que fazem o transporte de combustível.'
Ouça a entrevista completa:
Veículo: Online -> Site -> Site CBN Rio